Denúncia

Negociação entre planos de saúde deixa assegurados na mão

Eliezer Santos
Termos não resolvidos entre Camed e Unimed Norte-Nordeste impedem atendimento  |   Bnews - Divulgação Eliezer Santos

Publicado em 03/10/2014, às 09h55   Eliezer Santos (@eliezer_sj)


FacebookTwitterWhatsApp

Os antigos assegurados do plano de saúde Camed, recém comprado pela Unimed Saúde Norte-Nordeste, foram pegos de surpresa nesta quinta-feira (2) ao terem atendimento negado nos hospitais conveniados da rede. A negociação entre os planos foi autorizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), mas a estrutura de assistência não está definida.

Sentindo fortes dores no corpo,  febre e com suspeita de pneumonia, Geisa de Andrade não pôde ser atendida na emergência do hospital São Rafael. Ela foi uma das dezenas de pessoas que passaram a tarde de hoje na Central Nacional Unimed, no edifício TK Tower, na Avenida Magalhães Neto, em busca de respostas.
Operada no dia 22 de setembro,  Érica Alves veio do município de Alagoinhas para tentar cancelar o plano. "Além do constrangimento por causa do curativo, gasto financeiro, ainda tive que enfrentar o risco de assaltos na estrada", desabafa.

O caso mais grave é o da filha de Leila Cunha, moradora de Feira de Santana, que, restando duas sessões de quimioterapia, teve atendimento suspenso no hospital São Rafael.

A Unimed Norte-Nordeste comprou a cartela de 30 mil assegurados da Camed, mas não tem estrutura física em Salvador. A orientação é que os clientes usem o atendimento por telefone. "A gente liga, mas ninguém atende", diz a enfermeira Ingrid Pinheiro,  que precisa urgente de autorização para realizar cirurgia.

Os assegurados que precisavam de autorização para consultas e procedimentos trataram o impasse com o gerente regional da Central Nacional Unimed, Carlos Magno, que admitiu haver problemas na transição entre os planos. Os clientes prometem criar uma página no Facebook para denunciar a situação.

A redação do Bocão News entrou em contato com a assessoria nacional da Unimed, que prometeu enviar nota explicando a situação.

Nota originalmente postada dia 2

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp