Denúncia

Mais de 50 bolsistas denunciam rompimento de contrato pelo Sebrae; entidade se manifesta

Divulgação/Sebrae
Os funcionários, que fazem parte do projeto de Agentes Locais de Inovação (ALI), denunciaram ao BNews a demissão antes da finalização do contrato.  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sebrae
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 14/12/2023, às 16h19 - Atualizado em 15/12/2023, às 08h00


FacebookTwitterWhatsApp

Bolsistas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae) da Bahia procuraram o BNews para denunciar, nesta quinta-feira (14), a demissão de mais de 50 pessoas da empresa. De acordo com os trabalhadores, o contrato, que indica término somente em junho do próximo ano, será interrompido no fim deste mês. (veja documento no fim da reportagem).

Em entrevista a reportagem do BNews, um dos bolsistas, que prefere não se identificar, informou que demissão foi divulgada sem aviso prévio, através de uma reunião virtual, no último dia 12. "O nosso gestor abriu uma videochamada e informou que só ficaríamos até o final de dezembro porque a diretoria optou em não dar continuidade ao projeto aqui na Bahia", contou o trabalhador.

Os demitidos integram o programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) e atuam no estado com consultoria voltada a micro e pequenas empresas de forma exclusiva e presencial.

Os denunciantes relataram ainda que, desde o momento em que souberam da demissão, tentaram entrar em contato com empresa em busca de esclarecimentos e diálogo, mas não tiveram retorno. 

"Todos os desligados enviaram e-mail e também mandamos mensagem no WhatsApp para o nosso gestor. Ex-gestor, agora, né? ... A gente não sabe o motivo do encerramento das atividades em dezembro. Queremos esclarecimento, mas ninguém dá retorno. É um silêncio absoluto", contou um agente.

Para se tornar um ALI é preciso passar por um processo seletivo público, que acontece a cada 2 anos. No caso dos agentes demitidos, o ingresso foi através de um edital, que consiste na realização de prova e capacitação. Para os funcionários, a demissão foi repentina e despreparada.

"A gente está se sentindo desrespeitado, São mais de cinquenta profissionais que perderam  seus empregos de forma abrupta, às vésperas do Natal. Não esperávamos tamanho despreparo de uma instituição como o Sebrae, que tinha um contrato pra cumprir até o ano que vem. Teve gente que veio de outra cidade com a garantia de trabalho de 2 anos e, repentinamente, o contrato é rompido", desabafou o agente.

O BNews procurou a assessoria de comunicação do Sebrae, em nota, foi afirmado que "não houve demissões de trabalhadores em seu corpo de funcionários, estagiários ou equipe de terceirizados". Segundo a entidade, a decisão pela redução de atividades é específica para um de seus programas de atendimento – o Agentes Locais de Inovação (ALI) –, e impacta bolsistas contratados por tempo determinado, iniciado em 2022 e previsto até junho de 2024, podendo ser encerrado a qualquer tempo.

Ainda de acordo com o Sebrae, já foram apresentadas aos bolsistas outras oportunidades de atuação junto ao Sebrae, a exemplo de se tornarem parte do banco de fornecedores ou participarem do programa de afiliados. A organização destacou que aguarda a finalização dos alinhamentos orçamentários com o Sistema Sebrae para se manifestar de forma definitiva sobre a situação do ALI Produtividade e Rural.

No esclarecimento, o Sebrae afirmou que assegura a continuidade de atendimentos aos pequenos negócios com novas oportunidades, programas e projetos.

Foto: Arquivo Pessoal

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp