Denúncia

Moradores do Rio Vermelho denunciam despejo de esgoto em praia de Salvador

Ong. Paciência Viva
A pequena, porém, aprazível, Praia da Paciência – é chamada assim porque no passado existia no Rio Vermelho a Fazenda da Paciência  |   Bnews - Divulgação Ong. Paciência Viva

Publicado em 07/06/2022, às 15h58   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores denunciam a degradação da praia da Paciência no Rio vermelho. Em entrevista ao Bnews, nesta terça-feira (7), o presidente da Organização não Governamental Paciência Viva, Cláudio Deiró disse que o local é de suma importância para a história da cidade: “a balaustrada é de 1920, arquitetura de ponta importada de Portugal e feita no Governo de JJ Seabra”, e que as escadarias foram refeitas sem qualquer harmonia com a balaustrada supracitada.

Leia mais:Esgoto corre a céu aberto em praia; moradores e veranistas reclamam

Ong paciência viva

Cláudio ressaltou que a obra de ligação da Ondina com o Rio Vermelho teria sido mal executada:

" As elevatórias que não funcionam, a limpeza da praia, o lixo que é jogado no canal do Rio vermelho chegando aqui, é um conjunto de ataques a um santuário... A praia da paciência é um berçário, tartarugas, peixinhos se reproduzem ali em abundância, Pititingas, xaréus bonitos...”

Ong paciência viva

O gestor da Ong disse ainda que existe pessoas que praticam esporte no local:

“Fazemos história do Futebol de Areia na Bahia naquele Praia. Títulos baianos e da única Libertadores da modalidade em 2018, com atletas da Seleção brasileira jogando pelo Vitória da Bahia. Outros esportes de praia também são praticados no local. Enfim, cinema e até canção fizemos pra Praia da Paciência”.

Procurada pela nossa equipe, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), disse que há quatro meses, entregou a balaustrada Praia da Paciência, no Rio Vermelho, totalmente requalificada. "Dentro do programa Salvador No Grau. Foram feitas intervenções estruturais, como a as demolições de viga peitoril e balaústres, decapagem de pilastras e obeliscos, nivelamento de viga rodapé, concretagem de balaústres, execução de bases de coroamento de pilares, assentamento de balaústres, execução de viga rodapé, reboco de pilares e pintura completa."

Sobre a denúncia, a Seman encaminhou a seguinte nota:

"Na base da escada existe um minadouro (natural) que forma um pequeno lago (não represado). Infelizmente, nesse local, observamos que ocorre o descarte irregular e acúmulo de lixo (Não cabe a Seman fazer tal ordenamento).
Ressaltamos que houve recentemente (há menos de 4 meses) a requalificação estrutural da balaustrada, obelisco e escadaria de acesso pela Seman, contemplando a demolição de vigas, reboco de pilares e pintura completa. _(Ações verificadas em imagens fornecidas e video publicado em redes sociais)."

Já a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), em nota, afirmou que: “Isso é água acumulada da drenagem pluvial. Próximo a essa água acumulada tem uma manilha de drenagem pluvial. Não tem relação com as redes coletoras de esgoto operadas pela Embasa.”.

A pequena, porém, aprazível, Praia da Paciência – é chamada assim porque no passado existia no Rio Vermelho a Fazenda da Paciência – possui um visual incrível com formações rochosas e tem ao lado o morro do mesmo nome. Oferece um banho de mar tranquilo para soteropolitanos e turistas.

Leia também:Esgoto vira “piscina” para jovens e crianças de localidade no Uruguai; veja vídeo

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp