Denúncia

Sem resposta da Unifacs para problemas, alunos recorrem ao Instagram e expõem diversas dificuldades

Google Maps
Unifacs tem lista de reclamação de estudantes nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Google Maps

Publicado em 11/02/2022, às 06h21 - Atualizado às 09h56   Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

Entra ano, sai ano e a Universidade Salvador (Unifacs) vive na boca dos universitários, porém, de forma bastante negativa. Quem já saiu, reclama da má gestão, quem ainda está prestes a dizer adeus, fala mal da instituição para quem tem o sonho de entrar. 

Com a mudança de gestão, da Rede Laureate para Ânima, vários alunos têm visto a dificuldade aumentar. Além das mensalidades crescendo consideravelmente para os estudantes matriculados, ainda há um outro problema que vem gerando dor de cabeça para os ex-alunos: a demora da entrega do diploma.

Natalia Ramos agora é jornalista, porém, ainda não conseguiu realizar o sonho de mostrar o diploma físico para a família. Segundo ela, a Unifacs tem mostrado dificuldade para fazer a entrega.

“Entrei em contato com eles ontem [09/02] para saber os procedimentos para retirar o diploma. Foi quando eles informaram que ainda não estava disponível. Perguntei o motivo, e disseram que não tinha sido confeccionado ainda”, revelou ao BNews.

Natália ainda reforçou que, por ter se formado há alguns meses atrás, já estaria este ano com o seu diploma físico em mãos. "Perguntei sobre os procedimentos porque na minha cabeça já estava pronto, levando em consideração que colei grau em setembro", disse.

Além da jornalista, outros dois ex-estudantes também estão na mesma situação. Por medo de acontecer algo, os antigos estudantes da instituição não querem se identificar, porém, afirmaram que se formaram no final de 2020 e, até o momento, não houve a confecção do diploma. 

"Eu me formei em 2020, no começo da pandemia. Apesar de ter sido no meio do caos, já se passaram mais de um ano e ainda não tive nenhum retorno da universidade sobre o meu diploma. Paguei tão caro para me formar e, mesmo longe da faculdade, ainda tenho dor de cabeça com essa instituição", desabafou a ex-aluna da área da saúde.

O estudante, que também fez parte do mesmo curso, salientou que não consegue entrar em contato com a Unifacs, principalmente por causa da pandemia. "Se lá dentro, antes da pandemia, já era difícil conseguir qualquer contato com a faculdade, agora que a gente saiu e não temos mais vínculo nenhum, a situação ficou mais complicada. Não estamos aguentando mais", comentou. 

Vale lembrar que no começo de 2021, o BNews fez uma matéria sobre o atraso dos diplomas dos estudantes de Enfermagem. Na época, a Universidade Salvador informou, por meio de uma nota, que "os alunos podem acompanhar o processo de emissão do certificado no Portal do Estudante e agendar a retirada na Central de Atendimento ao Estudante".

No entanto, esse passo a passo relatado pela faculdade, os denunciantes relataram que realizaram, mas sem sucesso.

Estudantes criam Instagram para relatar problemas da Unifacs

Se os ex-estudantes estão com dificuldade, há vários outros que ainda estão em curso que seguem tendo problemas com a Universidade. Um Instagram, chamado de "Enganados pela Unifacs" foi criado por uma pessoa que não deixa claro se ainda está estudando ou já saiu. "Esse perfil foi criado por um aluno (ou ex aluno) cansado de sofrer nas mãos dessa faculdade".

O BNews entrou em contato com a Universidade Salvador - Unifacs, mas até o fechamento desta matéria, não houve retorno. Assim que ocorrer uma resposta, a matéria será atualizada. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp