Denúncia

"A Tronox não é nossa inimiga", diz deputado sobre empresa que causou doenças respiratórias a moradores de Camaçari

Divulgação / Beatriz Araújo / BNews
Os moradores da comunidade de Areias, localizada na orla da cidade de Camaçari, denunciaram as atividades da empresa Tronox, acusando-a de causar além de poluição atmosférica, doenças respiratórias, doenças no sangue e até câncer aos moradores da região  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Beatriz Araújo / BNews

Publicado em 30/11/2023, às 11h52   Beatriz Araújo e Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual, Matheus Ferreira (MDB), participou na manhã desta quinta-feira (30), do I Fórum Baiano de Diretório das Cidades, no Cerimonial Rainha Leonor, em Salvador. O parlamentar falou sobre a Tronox, empresa que teria causado doenças respiratórias e até câncer a moradores da Comunidade de Areias, em Camaçari.

Ao BNews, Matheus afirmou que pretende dialogar com representantes da empresa Tronox para resolver o problema causados para a comunidade de Areias, em Camaçari.

"Sabemos da grande importância e da pauta relevante sobre a empresa Tronox. Tomei a frente para podermos convidar e fazer uma audiência pública para ouvir os representantes da área, da empresa e os moradores. Temos o dever e a cobrança da sociedade civil de representar cada um deles. No momento em que ações de certas empresas acabam infrigindo e progredindo o desenvolvimento da saúde do ser humano, principalmente no estado, é algo que não podemos aceitar, mas não queremos dizer que é algo que seja ríspido ou muito duro. Queremos dialogar com a empresa e entender quais foram os erros ou alguns caminhos que eles seguiram que estão causando essas situações, principalmente o câncer em algumas pessoas da região. Por isso, iremos dialogar para resolver da melhor maneira possível", disse o parlamentar.

Quando questionado se a Tronox o procurou, Matheus Ferreira negou e, novamente, se colocou à disposição para o diálogo.

"Não recebi nenhuma mensagem do representante ou presidente da [Tronox]. Estou aberto para conversa tanto numa audiência pública, quanto no convite para assembleia ou no meu gabinete. A Tronox não é nossa inimiga, queremos entender o que está acontecendo e o motivo de tantos danos na saúde das pessoas em volta" afirmou o emedebista.

Entenda o caso

Os moradores da comunidade de Areias, localizada na orla da cidade de Camaçari, denunciaram as atividades da empresa Tronox, acusando-a de causar além de poluição atmosférica, doenças respiratórias, doenças no sangue e até câncer aos moradores da região.

A Tronox, que se intitula como a segunda maior produtora de pigmento de dióxido de titânio do mundo, atua há 52 anos na comunidade de Areias, onde, inclusive, estaria localizada de forma irregular.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp