BNews Nordeste

Justiça autoriza uso de força em evacuação de área de mina da Braskem; governo anuncia chegada da Defesa Civil nacional

FOTO: Braskem/Divulgação
Decisão é tomada depois de prefeitura de capital nordestina declarar estado de emergência  |   Bnews - Divulgação FOTO: Braskem/Divulgação

Publicado em 30/11/2023, às 11h06   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

Após a prefeitura de Maceió, capital de Alagoas, declarar estado de emergência por 180 dias por causa do risco de desabamento de uma mina da Braskem, a Justiça autorizou uso de força policial em evacuação na área, no bairro de Mutange.

Na quarta-feira (29), Ângelo Cavalcanti Alves de Miranda, juiz da 3ª Vara Federal de Alagoas, autorizou o uso da força policial caso alguém resista durante a desocupação de área de risco de colapso de mina.

"Diante do exposto, defiro o requerimento determinando expedição de ordem judicial autorizando o uso de força policial na hipótese em que haja resistência quanto à desocupação da área", afirmou o juiz.

O magistrado sai em defesa de que "diante do iminente perigo à vida e à integridade física dos ocupantes, especialmente de crianças e idosos, é imperativo o acatamento das medidas de segurança".

Através de mensagem de SMS e WhatsApp, a Defesa Civil enviou um informe aos moradores locais de que uma das minas de salgema explorada pela Braskem está em "risco iminente de colapso" e pedem para que as pessoas não se aproximem da região afetada.

Em nota, a Defesa Civil informa que a área está desocupada. O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas também divulgou nota pedindo para que ninguém trafegue próximo do local.

O governador do estado de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), usou suas redes sociais para anunciar que as equipes da Defesa Civil e do Sistema Geológico Brasieiro estão a caminho do estado para acompanhar toda situação de risco.

"Conversei com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, sobre o agravamento do desastre causado pela Braskem em cinco bairros de Maceió. Solicitei o acompanhamento da Defesa Civil Nacional e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sobre o possível desabamento do teto da mina 18", afirmou o governante.

Paulo Dantas ainda diz que esse possível desabamento pode ocasionar a formação de grandes crateras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp