Denúncia

VÍDEO: Aposentados do município de Salvador esperam por horas para fazer recadastramento; município se manifesta

Reprodução/Vídeo
Vídeo mostra idosos e pessoas com deficiência aguardando atendimento por horas para fazer recadastramento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 28/11/2023, às 08h55 - Atualizado às 09h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Aposentados e pensionistas que recebem benefícios do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (FUMPRES) de Salvador têm esperado por horas para fazer a atualização do cadastro 2023 de forma presencial.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra idosos e pessoas com deficiência aguardando atendimento com um longo período de espera na segunda-feira (27). "Só tem idosos, a prioridade é de todo mundo. Isso não pode acontecer. É uma vergonha", queixa-se uma mulher na gravação.

De acordo com a Prefeitura de Salvador, tanto aposentados quanto pensionistas terão até o dia 6 de dezembro deste ano para concluir o recadastramento e, consequentemente, não ter o benefício bloqueado.

O serviço também pode ser realizado online, através do aplicativo "Meu RPPS" e também na versão para desktop, no site portalprevidencia.salvador.ba.gov.br/recadastramento. 

À reportagem, o FUMPRES enviou uma nota. Leia na íntegra.

O Fundo Municipal da Previdência de Salvador (FUMPRES) esclarece que os serviços obrigatórios de Recadastramento e Prova de Vida da previdência de Salvador 2023, são realizados 100% digital, através do site: https://portalprevidencia.salvador.ba.gov.br/recadastramento e do aplicativo MEU RPPS - disponível em todas as lojas de APP. Portanto, não se faz necessário comparecer ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Salvador para concluir a atualização de documentos e comprovação de vida.

À respeito dos questionamentos sobre o tempo de espera, vale ressaltar que os beneficiários estão comparecendo indevidamente, visto que o processo da atualização cadastral e comprovação de vida devem ser feitos no conforto das suas residências. Ressalta-se também que todos os documentos obrigatórios podem ser emitidos de forma on-line.

Reiteramos a importância de concluir o recadastramento e prova de vida pelo desktop (computador) ou pelo aplicativo, como já era realizado desde os anos de 2021 e 2022, para obter mais comodidade e segurança. Além disso, destacamos que temos quase 50% dos segurados iniciados ou com processo do recadastramento concluído.

No mais, nos colocamos à disposição para sanar toda e qualquer dúvida para assegurar o recebimento do benefícios dos segurados do FUMPRES.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp