Denúncia

VÍDEO: Cadela é arremessada de viaduto em bairro de Salvador e moradores denunciam recorrência de caso

Reprodução/Redes Sociais
Moradores pedem câmeras de segurança no local após cadela ser arremessada de viaduto  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 06/11/2022, às 13h14


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores do bairro da Baixa de Quintas vem se queixando sobre cães que estão sendo arremessados do alto do viaduto da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos. Dessa vez, uma vira-lata caramelo foi atirada do local, por volta das 06h30 do sábado (5) e acabou morrendo no mesmo dia. Os denunciantes tentam conseguir a instalação de câmeras de segurança no local.

A protetora de animais, Jéssica Marques, que também é comerciante na Baixa de Quintas, revelou ao BNews que já presenciou alguns casos de cães arremessados do viaduto. Alguns ela conseguiu salvar, porém, outros não resistiram à queda. Os moradores da região já tentaram com ONGs que atuam em prol dos animais, mas não conseguiram ajuda para esses pets.

Os denunciantes afirmam que tentam conseguir que a prefeitura instale grades de proteção para evitar que casos como esse se repitam. Além disso eles também pedem que sejam instaladas câmeras de segurança no local para saber quem está praticando o crime de maus-tratos.

Segundo o líder comunitário, conhecido como Alisson Gomes do Povo, "tem câmeras na parte inferior do viaduro, mas os cães são arremessados na parte superior". "A nossa luta é para que o governo do Estado ou a prefeitura instale gradil e câmeras de segurança na parte superior", Alisson.

VÍDEO: Cadela é arremessada de viaduto em bairro de Salvador e moradores denunciam recorrência de caso

Em um dos pedidos feitos pelos moradores, eles escreveram: "Até quando e quantos animais mais precisarão ser jogados desse viaduto para que o poder público tome uma providência? No meu ponto de vista, para acabar com esse tipo de crime, é necessário se instalar gradil e câmeras de segurança na parte superior do viaduto". 

E dispararam: "Como os animais não têm título e não votam, dificilmente, algum gestor público ou político vai querer abraçar essa causa. Antes que eu me esqueça, cadê os candidatos a cargos eletivos e os polícos que usam os animais para pedir votos?". 

Uma moradora contou ao BNews que, até o momento, ninguém prestou queixa na polícia, porém, ela assegurou que não é a primeira vez que o caso acontece. "Só esse ano foram de cinco a seis vezes que um carro para e joga um cachorro do viaduto", afirmou.

Alisson revelou que pretende recorrer ao Ministério Público para tentar conseguir o gradil e a câmera de segurança no local. 

Cadela é arremessada de viaduto em bairro de Salvador e moradores denunciam recorrência de caso

O BNews entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para saber sobre o caso e, de acordo com a pasta, os moradores precisam formalizar a denúncia, ou via 190, ou através de uma delegacia (virtual ou física). Segundo a SSP, o registro precisa ser feito para, a partir daí, a polícia apurar o fato.

A reportagem tentou contado com a Diretoria de Bem Estar, Proteção e Defesa dos Animais de Salvador (DIPA), mas ainda não obteve resposta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp