Denúncia

Vídeo: Situação da estrada impede moradores e turistas de circularem pelo Vale do Capão

Leitor BNews
De acordo com denunciantes, estrada que dá acesso ao local está intransitável  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 23/07/2023, às 18h11


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores e turistas que tentam ter acesso ao Vale do Capão, localizado no município de Palmeiras, na região da Chapada Diamantina-BA, estão enfrentando dificuldades nos últimos dias. Denúncias feitas ao BNews dão conta de que a estrada, que é de terra, estaria intransitável há pelo menos dois dias, em razão da última chuva.

A comerciante Marilene Mendes, que mora no Capão há cerca de 4 anos, relatou os prejuízos que vem tendo em razão dos problemas na estrada. “Eu não consegui abrir meu comércio agora pela manhã. Afeta todo mundo. Afeta o comércio, afeta o turismo. Como é que o turista vem de Lençóis e vai almoçar lá embaixo? Não tem como”, disse.

"Estava sem chover há muito tempo, estava muito seco, caiu uma chuva bem levinha e já ficou assim. É a primeira chuva do mês", explicou a denunciante.

Imagens enviadas ao BNews mostram diversos carros “ilhados” na estrada, que dá acesso a pontos movimentados da região, a exemplo da Vila do Capão, onde acontece uma feira aos domingos. Os veículos teriam atolado e derrapado na pista.

Assista:

Ainda de acordo com Marilene, os moradores do Capão cobram o asfaltamento da estrada à prefeitura de Palmeiras há muitos anos. “Desde que eu vim morar aqui, eu passo por isso. A gente cobra isso há muito tempo. A gente procura [a prefeitura], marca nas redes sociais”, afirmou.

Turistas

Apesar das dificuldades que a situação da estrada costuma causar aos moradores e frequentadores do Capão, Marilene conta que diversos turistas são contra o asfaltamento da pista por acreditar que isso acabaria com o “encanto” do local.

“É uma briga feia porque tem turistas que ainda acham que a gente não tem que ter asfalto. Chegam aqui, passam dois dias e perguntam: 'Pra que estrada? Vai acabar com o encanto' e eu digo: 'Então vem morar aqui pra ver o que é o encanto de descer e subir todo dia'", completou a comerciante.

Prefeitura

Embora o problema já tenha sido levado ao conhecimento do prefeito Ricardo Guimarães (PSD), nenhuma medida teria sido tomada até o momento. “As estradas só melhoram quando vai chegando a eleição. Ano que vem é ano de eleição para a prefeitura, aí melhora”, afirmou outro morador. “Ele [o prefeito] só veio aqui na época da campanha, depois ele não apareceu mais”, acrescentou.

Além disso, o denunciante informou que os próprios moradores e comerciantes do Capão é quem vêm tentando melhorar a situação da estrada diante desses episódios. “O comércio local é que manda passar trator, jogar entulho. Os comerciantes e moradores, mas a prefeitura nada”, aponta.

O BNews tentou entrar em contato com a prefeitura de Palmeiras, que até o momento da publicação desta matéria, não havia atendido aos telefonemas da reportagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp