Direto de Brasília

Incentivo ao 'tratamento precoce' pode ter sido prejudicial à sociedade, afirma Teich

Jefferson Rudy/Agência Senado
Ex-ministro da Saúde é ouvido, no início da tarde desta quarta-feira (5), na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, no Senado Federal  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 05/05/2021, às 14h06   Victor Pinto e Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich avaliou que o incentivo ao chamado "tratamento precoce" contra o novo coronavírus, pelo governo federal, pode ter sido prejudical à sociedade no combate à pandemia.

O ex-titular do Ministério da Saúde é ouvido, no início da tarde desta quarta-feira (5), na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, no Senado Federal.

“O problema que eu vejo em relação a você liberar medicamentos de uma forma indevida é que você não sabe como eles vão ser usados. Você não sabe se a dose vai ser alta, você não sabe como isso vai acontecer no dia a dia. Até para proteger a sociedade, você tem que ter cuidado”, afirmou Teich, durante a sessão.

“A autonomia médica assume que todo médico tem o conhecimento máximo sobre tudo o que ele faz. Se isso não é verdade, a autonomia médica tem que ser avaliada e acompanhada. Quando você permite que uma pessoa utilize de forma inadequada os recursos, de alguma forma você pode estar prejudicando a sociedade”, acrescentou.

De acordo com o ex-ministro da Saúde, a discordância com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sobre o incentivo ao uso da hidroxicloroquina - medicamento sem eficácia contra a Covid comprovada - foi um dos pontos que levaram ao seu pedido de demissão do cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp