Direto de Brasília

Wagner, Otto e mais seis deputados baianos integram novo ranking de parlamentares mais influentes do Congresso 

Geraldo Magela/Agência Senado
Bnews - Divulgação Geraldo Magela/Agência Senado

Publicado em 24/09/2021, às 11h27   Victor Pinto, de Brasília*


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) figuram em uma nova lista dos políticos mais influentes do Congresso Nacional. Além deles, integram a relação da Elite Parlamentar, publicada pela consultoria Arko Advice, os deputados Antonio Brito (PSD), Artur Maia (DEM), Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), Otto Alencar Filho (PSD) e Afonso Florence (PT). Também é citado o deputado Adolfo Viana (PSDB) como parlamentar em ascensão.

A relação foi divulgada nesta quinta-feira (23) com os dados referentes do ano legislativo de 2021. A pesquisa engloba 124 nomes, sendo 89 deputados federais e 35 senadores. O PT é a legenda com o maior número de lideranças, com 14 parlamentares.

Para definir os nomes, a empresa leva em consideração a atuação em relação ao andamento dos trabalhos, a elaboração da agenda legislativa e a representação diante dos interesses da sociedade brasileira ou forças políticas relevantes. Considera também como elite, aqueles que negociam com o Executivo, operam na busca do consenso ou deixam sua marca no processo deliberativo do Congresso Nacional.

Este ano, Jaques Wagner, Otto Alencar e Cacá Leão, por exemplo, já foram reconhecidos como congressistas influentes do Brasil, segundo o DIAP. Eles também concorrem ao Prêmio Congresso em Foco.

No levantamento é possível mencionar que a Arko Advice mostra ascensão do PSD de Gilberto Kassab e a perda de influência do PSDB desde que a pesquisa foi iniciada, em 1998.

Além do PT e PSD, o MDB também faz parte do rol de partidos que que mais emplacou o maior número de congressistas que fazem parte da elite parlamentar de 2021.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp