Economia & Mercado

Bolsonaro pede modernização do Mercosul em evento de 30 anos do bloco

Reprodução/;Marcos Correa/PR
Bolsonaro participou do evento nesta sexta-feira (26) ao lado de Ernesto Araújo e Paulo Guedes, ministros das Relações Exteriores e Economia, respectivamente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/;Marcos Correa/PR

Publicado em 26/03/2021, às 13h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), defendeu nesta sexta-feira (26) que o Mercosul precisa ser  modernizado, bem como atualizadas suas regras tarifárias.De acordo com o jornal O Globo, a análise foi feita durante reunião comemorativa de 30 anos do bloco. 

Bolsonaro participou do evento ao lado de Ernesto Araújo e Paulo Guedes, ministros das Relações Exteriores e Economia, respectivamente.Na avaliação de Bolsonaro, existe espaço para aumentar os fluxos comerciais entre os países-membros.

"É evidente que o bloco ainda precisa recuperar participação relevante nos fluxos comerciais e econômicos entre os Estados membros. Defendemos a modernização do bloco, com a atualização da tarifa externa comum como parte central do processo de recuperação do nosso dinamismo", afirmou. 

Também durante seu discurso, o presidente brasileiro afirmou  que a mudança na Tarifa Externa Comum (TEC), usada no comércio com países que não fazem parte do Mercosul, foi apresentada formalmente pelo País e deve ser discutida em uma reunião de ministros do bloco prevista para o próximo mês de abril.

Bolsonaro ainda pediu mudanças específicas nos setores automotivo e açucareiro, para se alinhar "às melhores práticas internacionais". "Precisamos superar as lacunas no setor automotivo e açucareiro e alinhar as normas vigentes às melhores práticas e padrões internacionais", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp