Economia & Mercado

Economistas temem que Brasil se torne Argentina

Reprodução/Presidência da Argentina
O governo Bolsonaro anunciou que abrir uma brecha no limite estabelecido pela Constituição   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Presidência da Argentina

Publicado em 25/10/2021, às 08h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O cenário econômico do país, com alta do desemprego e mais pessoas vivendo de forma miserável, sem contar a incapacidade do governo de gerir os problemas e o possível furo do teto de gastos, levam economistas a comparar a situação política do Brasil ao da Argentina.

Economistas ouvidos pela coluna da Bela Megale, de O Globo, projetam o Brasil de 2022 parecido com o cenário econômico dos meses anteriores à eleição na Argentina, em 2019, quando o liberal Mauricio Macri foi derrotado.

Os economistas-chefes de bancos e gestores de recursos entrevistados pela coluna dizem que, ao decidir remover a principal regra fiscal do país para gastar mais, Bolsonaro deu início a uma guinada populista com fins eleitorais, assim como Macri.

Ainda de acordo com avaliação deles, o país, por ora, não deve quebrar como o vizinho, mas há o risco de uma tendência de deterioração fiscal que pode acabar em descontrole.

“A resposta de Guedes [para o furo do teto] aponta na direção de um risco de perda de controle. A negação do problema da dinâmica da dívida, como o Macri negou durante muito tempo, leva ao risco de colapso”, afirma Carlos Woelz, sócio-fundador da Kapitalo e um dos economistas entrevistados.

“Não acho que a piora atual seja o golpe de misericórdia, ainda temos muitas chances. Mas o Macri também teve muitas chances e o que o levou para o buraco foi desperdiçar todas elas", completa Woelz.

Matérias relacionadas:

Eduardo Bolsonaro ironiza valor do dólar na argentina e vira piada na internet

"Quero continuar presidente, não dá pra dar um golpe, não?", brinca Bolsonaro em Cúpula do Mercosul

'A gente vai sair junto', diz Bolsonaro sobre Guedes

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp