Economia & Mercado

Mina na Bahia deve multiplicar produção nacional de diamantes

Divulgação
Oferta nacional de diamantes no mercado mundial poderá ser até cinco vezes maior que a atual  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/05/2013, às 15h40   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com capacidade de produzir pouco mais de 2 milhões de quilates, uma mina no município baiano de Nordestina poderá multiplicar por cinco a atual produção nacional de diamantes. As minas do projeto Braúna são a primeira da América Latina a extraírem os diamantes diretamente da rocha onde se encontram.

Com 12,4 mil habitantes, a mineradora belga Lipari já investiu R$ 60 milhões e planeja aplicar mais R$ 30 milhões ao longo deste ano para acelerar as pesquisas e iniciar a comercialização das pedras já no fim de 2014.

De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o país produz cerca de 47 mil quilates, equivalente a 0,04% de toda a produção mundial de diamantes. Com a entrada em operação da mina baiana, a oferta nacional de diamantes no mercado mundial poderá ser até cinco vezes maior que a atual. Há apenas 20 minas de kimberlito em atividade no mundo. O governo da Bahia deve licenciar a produção ainda neste ano, assim como o pedido de lavra junto ao DNPM.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp