Economia & Mercado

Alta no preço do arroz impulsiona consumo de macarrão e massas alimentícias; entenda

Divulgação / Freepik
Pesquisa revela que alta do arroz tem alterado o hábito de alimentação dos brasileiros  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 26/12/2023, às 12h29 - Atualizado às 12h46


FacebookTwitterWhatsApp

Recente pesquisa, conduzida e divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), revelou que o arroz, um dos principais itens do prato brasileiro, bateu um aumento no preço de 16% em 2023. De acordo com dados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), revelou que, somente no último mês, o preço do arroz registrou um aumento significativo de 3,41%.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A situação segue a tendência do cenário mundial: o produto alcançou, no último mês de agosto, o maior preço em 15 anos, com um avanço de 9,8% em um mês, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). 

A Índia, um produtor crucial, responsável por 40% do fornecimento global de arroz, é apontada como a principal vilã para esse quadro, após adotar, em julho, restrições às exportações. No Brasil, as chuvas e os ciclones que atingiram, nos últimos meses, o Rio Grande do Sul, estado que é o maior produtor de arroz do País, atrapalharam a colheita e atrasaram o plantio da próxima safra. 

As consequências podem ser observadas nas prateleiras. A queda nas vendas vem se acentuando em todo o País, ainda de acordo com a pesquisa da Abras. O pacote de 5kg de arroz chega a atingir a marca de R$ 30, um patamar de preços não observado desde o auge da pandemia.

Em contrapartida, um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) divulgado em outubro, mostra que o macarrão está entre os 10 produtos mais consumidos no País. Segundo o estudo, 44,5% dos brasileiros consomem massas semanalmente. 

Outra pesquisa realizada pela Horus, empresa de inteligência de mercado, para o período de janeiro a setembro de 2023, reforça a tendência. Ela indica que a categoria de Massas Secas Alimentícias/Macarrão esteve presente em 8,3% das notas fiscais, com uma média de itens 20% maior e tíquete médio 23,6% maior que o mesmo período do ano passado. O Brasil é o terceiro maior país produtor de macarrão do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Pasta (IPO). 

Diante dos dados, é possível concluir que, para grande parte dos brasileiros, substituir o arroz pelo macarrão é uma estratégia para economizar e variar o cardápio. 

Com diferentes tipos de cortes e inúmeras formas de preparo, o macarrão e as massas alimentícias oferecem ao brasileiro uma possibilidade infinita de cardápios e são fortes aliados para driblar a alta do valor do arroz.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp