Economia & Mercado

Ambev e TIM lideram ranking de anunciantes mais punidos no Conar

Reprodução
Mídias sociais geram quase metade dos processos instaurados em 2021; Ambev e TIM encabeçam a lista  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/02/2022, às 12h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Segundo o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), no ano passado foram julgados 303 processos envolvendo grandes anunciantes, sendo que 70 terminaram arquivados e 233 com recomendações de sustação, alteração e advertência. Ambev e TIM encabeçam a lista.

A disputa mais ruidosa de 2021, segundo o Uol, foi entre os maiores e-commerces do País, pelo direito de explorar na publicidade a afirmação de entrega mais rápida, o que acabou colocando Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre na lista das marcas mais punidas pelo Conar, elaborada por Meio & Mensagem pelo 11º ano consecutivo. O ranking se baseia nas informações oficiais disponibilizadas no site do Conselho.

Pelo quarto ano seguido, a Ambev lidera o ranking, com casos envolvendo Bohemia, Brahma, Budweiser, Michelob Ultra, Stella Artois e Zé Delivery. Desta vez, as marcas de cerveja estão acompanhadas no primeiro lugar pela TIM, ambos anunciantes com seis condenações.

Leia mais:

Ex-namorado de Glória Maria faz revelação bombástica; assista
Vacina produzida na Fiocruz passa a ser aceita em Portugal
Saiba o que é 'bleisure', tipo de viagem que cresceu na pandemia

Das 286 representações abertas ao longo de 2021, muitas ainda não foram julgadas. Deste total, 46% se referem a ações publicitárias feitas nas redes sociais, mídia que mais cresceu nos últimos anos na demanda por reclamações ao Conar.

Segundo o Conar, as postagens em redes sociais denunciadas representaram 15% dos processos abertos em 2017, cresceram nos anos seguintes e atingiram pico histórico durante a pandemia, totalizando 51% em 2020. Como comparação, no mesmo período de cinco anos, as reclamações envolvendo veiculações na TV caíram de 21% em 2017 para 14,5% no ano passado.

Confira abaixo o ranking:

AMBEV (6 condenações)

TIM (6 condenações)

AMERICANAS (4 condenações)

ELEVE (3 condenações)

GRAND CRU (3 condenações)

MAGAZINE LUIZA (3 condenações)

MERCADO LIVRE (3 condenações)

NUTRIN GROUP (3 condenações)

P&G (3 condenações)

RECKIT (3 condenações)

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp