Economia & Mercado

Bahia receberá investimento milionário para produção de hidrogênio Verde; confira valores

Divulgação/CBPM
Presidente da CBPM, Carballal, esteve presente na assinatura do acordo para produção na Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CBPM
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 06/11/2023, às 20h39


FacebookTwitterWhatsApp

Empossado neste ano, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, esteve presente em Curitiba, no Paraná. Ele acompanhou a assinatura de acordo conjunto entre a CGN Brasil Energia, a Sul Americana de Metais – SAM e a Lotus Brasil.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A presença dele na capital paranaense não é à toa, pois este acordo permite que as empresas envolvidas possam produzir hidrogênio verde em território baiano. A geração será a partir efluente tratado do mineroduto de aproximadamente 481 km.

Os dutos vão passar por 21 municípios, sendo 9 em Minas Gerais e 12 na Bahia. Além disso, também está previsto a construção de uma estação de desaguamento. Ela ficará localizada em Ilhéus, município baiano. Presente na assinatura, Carballal destacou a importância do projeto para o Estado.

“Finalmente o projeto virou uma realidade, por meio do mineroduto que impulsionará a economia dessas regiões, em especial o porto sul da Bahia. Foi uma grande alegria ter a oportunidade de presenciar a assinatura deste acordo, que foi fruto da nossa intervenção, buscando encontrar uma solução para esse projeto do mineroduto”, comemora.

Segundo o presidente da CBPM, o projeto estava parado há quase uma década, devido a não solução para o destino da água que vem com o minério de ferro e precisa ser purificada.

“Nós, que assumimos cargos públicos no governo, temos que ultrapassar a fase do não é possível, para a fase do vamos fazer, ou seja, quando a gente encontra um projeto que é importante para o povo da Bahia e ele tem problemas, nós devemos aperfeiçoar e reverter a situação, para que ele possa ser viável tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista social, para trazer conquistas sociais para o nosso povo, inclusive no aspecto ambiental”, ressalta Carballal.

O acordo entre as empresas para produção de hidrogênio verde deve gerar 740 milhões de dólares, em investimentos, somente na Bahia. Os valores, que vão contribuir para a economia baiana, teve destaque pelo presidente da CBPM.

“Fora a parte que ainda não foi mensurada, que envolve o hidrogênio verde, pois a CGN já produz energia limpa na Bahia através da produção de energia eólica e de energia solar fotovoltaica. Esse é o reflexo do nosso esforço em prol do desenvolvimento econômico baiano, que vai gerar emprego e renda para o nosso povo”, finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp