Economia & Mercado
Publicado em 08/11/2024, às 09h28 Publicado por Vagner Ferreira
A Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro, é aguardada por consumidores de todo o país devido às grandes ofertas e descontos. Esse período costuma ser propício para a venda e troca de produtos, especialmente aparelhos eletrônicos.
Segundo Adriana Menezes, diretora de atendimento e orientação ao consumidor da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), os produtos mais procurados são celulares, eletroeletrônicos e bebidas. O setor de Eletrodomésticos e Eletrônicos lidera as vendas, com maior demanda por celulares e televisores atualizados, de acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA). No comércio eletrônico, os smartphones são os itens mais procurados.
Dados do portal Terra e do Buscapé indicam que, entre janeiro e outubro de 2024, os produtos mais pesquisados no e-commerce foram smartphones, ar-condicionado, geladeiras, TVs e lavadoras de roupas, com grande expectativa de compras na Black Friday.
Além dos eletrônicos, outros setores também apresentam alta, como supermercados (9%), atividades gerais (4%) e vestuário, tecidos e calçados (3%), conforme levantamento da Fecomércio-BA.
Para evitar golpes e fraudes, Adriana Menezes recomenda que os consumidores pesquisem os preços antes das compras e desconfiem de promoções com descontos exagerados. "Pesquise antes de comprar, seja presencialmente ou online, pois além de variações nos preços entre empresas, o consumidor pode ser enganado ao acreditar que está fazendo uma boa compra", alertou.
O Procon-BA, por meio de seu diretor de fiscalização, Iratan Vilas Boas, informou que já está realizando fiscalizações para combater fraudes e garantir os direitos dos consumidores durante o evento.
Classificação Indicativa: Livre
Super Lançamento
Imperdível
Limpeza inteligente
Preço baixo
Lançamento com desconto