Economia & Mercado

Bnews Gastrô: GIGANTE DO FAST FOOD! Rede chinesa maior que McDonald’s abre unidades iniciais no Brasil; saiba qual

Divulgação/ Freepik
A rede chinesa inaugura seus serviços no Brasil, a partir do próximo sábado (11), prometendo dominar o mercado até 2030  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Freepik
Gabriel Santana

por Gabriel Santana

Publicado em 10/04/2026, às 13h28



A Mixue, a maior rede global de sorvetes e chás gelados, vai começar as suas operações no Brasil no próximo sábado (11) e promete dominar o mercado de fast food do país com a primeira unidade inaugurada.

Clique aqui e inscreva-se no canal do Bnews no YouTube.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A unidade de estreia do Mixue é localizada no Shopping Cidade São Paulo e na Rua 25 de Março, local que tem um dos maiores pontos de comércio a céu aberto do Brasil. De acordo com a Istoé, a empresa chinesa projeta uma expansão acelerada no país e e a meta é alcançar 1000 lojas até 2030. Neste ano, a previsão é de abertura de 100 estabelecimentos.

Gigante do ramo

Pouco conhecida no Brasil, a marca é considerada a maior rede de fast-food do planeta em número de unidades, acima de McDonald’s, Starbucks e Subway. Ao todo, a Mixue tem 45 mil pontos de venda espalhados em 12 países, principalmente na Ásia. As operações no Brasil é uma proposta de expansão da marca na América Latina.

O CEO Tian Zezhong, em conversa à CNN Money, relatou que o Brasil foi escolhido como porta de entrada no continente por reunir uma diversidade tanto em cultura quanto econômica. Os endereços das duas primeiras lojas foram escolhidos por estratégia visada em avaliar as primeiras impressões do público consumidor.

Investimentos pesados em território brasileiro

Ao todo, o investimento será em torno de R$ 3,2 bilhões, aplicados até 2030, gerando quase 25 mil vagas de empregos. O valor é parte do pacote de R$ 27 bilhões em investimentos chineses, anunciados durante a visita do atual presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, em maio do ano passado.

No Rio de Janeiro (RJ), a previsão é a inauguração de dez lojas, no mínimo, para o segundo semestre. Ao todo, a expectativa é abrir entre 60 e 100 estabelecimentos em todo o território brasileiro.

Características da Mixue

A empresa foi fundada em Henan, na China, em 1997, pelo empreendedor Zhang Hongchao, que tinha 21 anos na época. O início foi com venda de raspadinhas em uma barraca pequena. A proposta era vender produtos com valores acessíveis, voltados a estudantes e moradores locais.

O ponto de destaque da Mixue foi combinar os preços baixos com cardápios menores e modelo acessível de franquias. Rapidamente, a organização caiu nas graças do público jovem chinês.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)