Economia & Mercado

Caixa suspende empréstimo do Auxílio Brasil; veja motivo

Gabriel Cabral/Folhapress
A suspensão ocorre em todos os canais de atendimento da Caixa até as 7h de segunda-feira (24)  |   Bnews - Divulgação Gabriel Cabral/Folhapress

Publicado em 21/10/2022, às 20h27   Cadastrado por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil foi suspenso na Caixa Econômica, em todos os canais de atendimento do banco, até as 7h de segunda-feira (24). O motivo seria a sobrecarga do sistema após uma explosão de acessos, de modo que será necessário uma manutenção programada. Os problemas no sistema acarretaram em dificuldades para ter acesso ao dinheiro liberado, empréstimos cancelados, cobrança de taxas não esperadas e venda casada.

Segundo a Caixa, entre os dias 11 e 20 de outubro o aplicativo Caixa Tem recebeu 206 milhões de acessos. No mesmo período de setembro, foram 25 milhões. "Em volume numérico é como se quase toda a população do Brasil tivesse interagido com o banco em apenas dez dias. Mesmo assim, aproximadamente 80% de todas as solicitações feitas já foram concluídas", disse o banco, ao Jornal Folha de São Paulo.

Para aqueles que no meio do processo tiveram o empréstimo cancelado, o banco informa que será possível solicitar novamente. "Ontem [quinta], mandamos uma série de comunicações direto pelo aplicativo para o cliente para que, em alguns casos, ele possa refazer o seu pedido pelo Caixa Tem, em outros, para regularizar sua situação em uma lotérica ou em uma agência da Caixa", informou a Caixa.

Em tempo, um parecer técnico do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a suspensão do empréstimo, pois avalia o possível uso do consignado do benefício para “interferir politicamente nas eleições presidenciais”.

A Caixa Econômica Federal deverá explicar por que decidiu começar a fazer o empréstimo consignado em outubro, entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais. A instituição financeira deverá se manifestar sobre o caso em até cinco dias úteis a contar desta quinta-feira (20).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp