Economia & Mercado

BNews Mineração: CSN faz expansão bilionária no Brasil; veja onde

Reprodução/CSN
Expansão bilionária visa produzir ferro de alto teor no Complexo Casa de Pedra  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CSN
Cadastrado por Maurício Viana

por Cadastrado por Maurício Viana

[email protected]

Publicado em 20/11/2024, às 13h07 - Atualizado às 13h29



Visando ampliar a produção de minério de ferro de alto teor, a CSN Mineração deu início as obras do projeto Itabirito P-15, no Complexo Casa de Pedra, em Minas Gerais.

Segundo a Revista IstoÉ, o investimento total está estimado em R$ 8 bilhões até 2027. Este projeto fez com que um aumento significativo de 16,7% no capex da empresa no terceiro trimestre fosse notado, ao alcançar R$ 475 milhões.

O diretor financeiro da CSN, Pedro Oliva, afirmou durante uma conferência com investidores que com o início das obras, muitas atividades serão feitas no pátio construído no local.
“Em outubro, iniciamos as obras de infraestrutura mais pesadas em nossa usina e, a partir de agora, teremos um volume muito grande de atividade no pátio de construção”, disse.

Nas perspectivas de Oliva, o investimento no quarto trimestre deve dobrar por causa do avanço nas obras. 4 mil funcionários fora contratados como forma de demonstrar o interesse no desenvolvimento local.

O interesse é que seja realizada no local a produção de pellet feed premium, num teor de ferro entre 67,5% e 68%. O pellet feed é a matéria-prima destinada para a produção de pelotas de minério de ferro.

Com a produção se iniciando em 2027, estima-se que seja alcançada a capacidade total de 16,5 milhões de toneladas anuais em 2028.

A expansão do Complexo Casa de Pedra fará com que a vida útil da mina seja prolongada em 25 anos, podendo funcionar até 2080.

O interesse atual da CSN é expandir seu mercado, tendo como alvos o Japão e Oriente Médio. Recentemente, a japonesa Itochu Corporation adquiriu 10,74% das ações da CSN por 4,42 bilhões, ampliando sua participação para 20% na empresa.

“Vamos realizar esse projeto da melhor maneira possível”, disse o presidente da CSN, Benjamin Steinbruch

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp