Economia & Mercado

Declaração anual do MEI deve ser entregue até sexta-feira (31); saiba detalhes

Divulgação / Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Microempreendedores individuais têm até sexta-feira para entregar declaração anual  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Marco Dias

por Marco Dias

[email protected]

Publicado em 28/05/2024, às 06h25



Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até sexta-feira (31) para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional referente ao ano de 2023. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O prazo não se aplica aos empresários que vivem nas cidades do Rio Grande do Sul, que têm até o dia 31 de julho para realizar a declaração, diante das fortes chuvas que atingiram o estado. 

A declaração deve ser feita por todos os microempreendedores individuais, incluindo aqueles que não tiverem faturamento durante o ano de 2023. O envio não acarreta cobrança adicional, porque o imposto já é pago mensalmente no Documento de Arrecadação do Simples Nacional. 

Porém, os microempreendedores que não apresentarem a declaração estão sujeitos à multa de até 20% no valor dos tributos declarados. É possível, também, que o CNPJ seja cancelado definitivamente, caso o MEI não tenha pago nenhuma contribuição mensal durante os últimos dois anos. 

Declaração anual de MEI

Na declaração, o microempreendedor individual deve preencher o valor total da receita bruta obtida no ano anterior com a venda de mercadorias ou prestação de serviços e indicar se houve ou não o registro de empregado. O limite de faturamento anual do MEI em 2023 foi de R$ 81 mil. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp