Economia & Mercado

Dia das Crianças: a data que impulsiona o varejo no Brasil

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Empresas do varejo usam criatividade para vender presentes infantis  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 10/10/2023, às 12h09 - Atualizado às 12h12   Cadastrado por Verônica Macêdo


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Dia das Crianças de 2023 deve atingir a marca de R$ 5,95 bilhões de faturamento no e-commerce, um crescimento de 8% na comparação com o ano anterior, segundo a estimativa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

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Ainda, de acordo com a pesquisa,  a participação do e-commerce deve ultrapassar 40% das vendas, o que corrobora com a expectativa de levantamentos de mercado realizados em 2022 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Consumidor). No ano passado, o faturamento foi de R$ 5,5 bilhões, totalizando 11,95 milhões de pedidos.

Tendência de mercado para o período

No Brasil, o Dia das Crianças se popularizou a partir de uma ação de marketing em 1955, em que, a lendária fábrica de brinquedos, Estrela, iniciou uma campanha nacional com o nome “Semana do Bebê Robusto” e tinha o objetivo de focar no período da celebração para aumentar as vendas. Desde então, a data começou a ser comemorada e se transformou em um dos principais destaques no setor varejista, fazendo com que as empresas busquem até os dias de hoje superar seus concorrentes.

Com o passar dos anos e o aumento da demanda digital, um dos principais objetivos das  empresas neste período é se preparar para utilizarem recursos diversificados e capazes de otimizar a experiência de compra com qualidade. E aqui entra em um fator extremamente relevante: conhecer o público-alvo e também meios para a conectividade. 

Em uma data saturada de ofertas como essa, a característica estratégica que o estabelecimento deve adquirir é se destacar com a qualidade do atendimento ao cliente, já que a questão não é mais apenas sobre a alta quantidade de vendas, mas também sobre como criar experiências memoráveis que mantenham os clientes fidelizados.

A dica é entender o que o cliente está buscando, qual seu perfil, buscar ouvir atentamente e ainda oferecer experiências personalizadas, explica Rogério Albuquerque, head de produtos e marketing da Card.

“Além disso, outro ponto a ser avaliado é o que o público infantojuvenil está procurando”, fala o especialista. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada em agosto de 2022, 93% das crianças e adolescentes abordados utilizam a internet no dia a dia com o smartphone, desse modo, é perceptível que as crianças vêm, a cada dia, se distanciando das tradicionais brincadeiras da idade, preferindo se conectar a outras opções.

Marcas estão aproveitando o momento para faturar com criatividade. A empresa Card, que ao presenciar as oportunidades para a data, uniu sua alta tecnologia com o desejo do público infantojuvenil de consumir conteúdos de streaming e games, com os gifts cards, cartões presente que funcionam como uma recarga pré-paga para realizar compras online em lojas, plataformas de streaming, aplicativos com serviços pagos e jogos, acompanhando essa tendência. 

Sendo assim, a partir desta análise e a conexão com as melhores formas de entregar os serviços, chega a hora das marcas mostrarem ao mercado o forte potencial do negócio perante este período tão importante para o varejo e também construírem um relacionamento com as crianças e adolescentes. 

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