Economia & Mercado

Empreendedores dão dicas de livros e filmes para maratonar no feriado de Corpus Christi

Divulgação / Freepik
Seleção de películas e livros abordam questões como negócios, liderança e inovação  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 30/05/2024, às 07h50 - Atualizado às 07h51



Com o feriado de Corpus Christi, além de ser uma ótima oportunidade para relaxar, é também uma ocasião para conhecer histórias inspiradoras e educativas. Empreendedores e gestores listaram dicas de livros e filmes que oferecem lições valiosas sobre negócios, liderança e inovação para maratonar nesse final de semana prolongado. Aqui vão:

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Filme: BlackBerry, dirigido por Matt Johnson, explora os bastidores da invenção do celular revolucionário que não sobreviveu ao mercado que ele mesmo ajudou a criar. 
Para Leonardo Castelo da 300 Ecossistema de Alto Impacto, a abordagem do filme traz importantes aspectos, que vão desde ascensão e queda da empresa, mas com aprendizados. “Ele retrata a visão estratégica, inteligência de mercado e a transformação digital que é essencial para tornar a marca líder”, explica.

Livro: O Segredo da Mente Milionária, livro escrito por T. Harver Eker, aborda como mudar os conceitos em relação ao dinheiro e estimular hábitos de pessoas bem sucedidas. 
Para Leonardo dos Anjos, CEO da Anjos Colchões e Sofás, a obra ajudou a visualizar o negócio como um todo. “Esse livro foi responsável por abrir a minha visão para muitas coisas. O autor traz pontos como o hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem”, comenta.

Filme: Para Sempre Alice, dirigido por Richard Glatzer e Wash Westmoreland, aborda o Alzheimer como um problema degenerativo que afetou Alice aos 50 anos no auge de sua carreira profissional.
Para Rafael Schinoff, CEO e Fundador da Padrão Enfermagem, a obra retrata bem o dilema das famílias quando há um ente querido passando por problemas de saúde, sejam físicos ou cognitivos. E captam bem as dores emocionais que as famílias vivem e nos fazem refletir sobre empatia e responsabilidade em cuidados humanizados. “O tema abordado também mostra a visão de quem está sendo cuidado e o custo emocional de suportar a nova condição de vida. E em nossa rede de franquias, esse filme reforça a importância de continuarmos oferecendo serviços de agenciamento de profissionais da saúde e suporte de atendimento 24h, pois ser um elo entre famílias e profissionais é mais que serviço, é um propósito de vida”, explica.

Livro: Mais tempo, mais dinheiro, um livro de Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa, com o propósito de ensinar como gerenciar melhor o tempo e o dinheiro para alcançar uma vida mais equilibrada e próspera. 
Para Pedro Paixão, fundador da rede de cursos profissionalizantes Ultra Cursos, a dica primordial deste livro é que precisamos entender que tempo e dinheiro precisam coexistir em harmonia na vida de todo empreendedor e com esse equilíbrio o empresário poderá usufruir da verdadeira liberdade financeira.

Livro: Mindset Empreendedor: Como Desenvolver uma Mentalidade de Sucesso nos Negócios e na Vida, de Carolina Sandler. Para Alexandre Ravani, CEO e fundador da PróRir, rede de clínicas odontológicas,  o livro o ajudou a ver como a saúde mental afeta diretamente o desempenho e a capacidade de lidar com a pressão e o estresse do mundo dos negócios e também a importância de cultivar uma mentalidade saudável para enfrentar os desafios do empreendedorismo.

Filme: Fome de Poder, dirigido por John Lee Hancok, traz a história de como uma  empresa e símbolo cultural poderia ser contada por diversas perspectivas.
Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, o filme mostra que fazer bem feito não é o suficiente para dominar o mercado. “Precisamos ser os melhores. Melhores para os franqueados, melhores nas negociações, ter os melhores processos, fornecedores, pontos comerciais e principalmente, melhores produtos”, afirma.

Livro: A Arte da Guerra, de Sun Tzu. Para Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville, maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil, a leitura deste livro o ensinou que nunca devemos ir para uma batalha sem saber o que pode estar contra nós e que a vitória está reservada àqueles que estão dispostos a pagar o preço, ou seja, não entro no mercado sem antes conhecê-lo, entender como ele funciona e quem são as referências. 

Livro: O que importa é o resultado, de Vicente Falconi, relata em detalhes o pensamento e a trajetória do autor, revelando os princípios de liderança e gestão que podem transformar organizações grandes ou pequenas, públicas ou privadas.
Eduardo Pirre, sócio-fundador da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país eleita destaque como franqueadora do ano pela ABF, afirma que a obra é positiva pois destaca como princípios de liderança e gestão podem transformar organizações. “O livro me ajudou muito, pois tenho um perfil focado em rápida execução, porém nem sempre os processos estavam muito bem desenhados. A história e ensinamento do Falconi servem de grande referência na busca de equilíbrio entre ação e planejamento e ele consegue comprovar os resultados graças a uma carreira repleta de grandes cases”, pontua Pirre. 

Livro: Sonhe, Acredite e Faça, dos irmãos Leandro e Leonardo Castelo narra a trajetória dos empresários visionários Leandro e Leonardo Castel, que começaram vendendo produtos de limpeza em uma Kombi velha e criaram um negócio bilionário com mais de duas mil franquias.
Para Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, a obra é uma inspiração de vida e principalmente nos negócios.“É um conteúdo inspirador voltado para o empreendedorismo. Além de nos fazer olhar tudo por outro prisma, traz dicas importantíssimas com um grande conteúdo motivacional”, ressalta. 

Livro: O monge que vendeu sua Ferrari,  de Robin Sharma, apresenta soluções eficazes para os problemas que todos enfrentam no dia a dia: como equilibrar o trabalho e a família, como ser bem-sucedido e manter a saúde, como crescer pessoal e espiritualmente e viver em harmonia.
Para Fritz Paixão, CEO da CleanNew, franquia especializada em blindagem e higienização de estofados, o livro é fundamental para qualquer empreendedor, pois mostra como o equilíbrio é fundamental para o crescimento. “O livro retrata a história de um advogado poderoso que vendeu uma Ferrari e foi conhecer os monges do Tibete. Por meio de metáforas, o escritor conduz a uma reconstrução interior para que possa despertar a verdadeira força motivadora dos grandes empreendedores”, explica. 

Livro: O Jeito Harvard de Ser Feliz, de Shawn Achor. Para Lucas André, CEO e fundador da Fast Tennis, é imprescindível entender que, assim como o autor afirma na obra,  a felicidade precede o sucesso e quanto mais positivos, mais o cérebro se envolve, o que o torna mais criativo, resiliente e produtivo no trabalho. “A pessoa mais feliz tende a ter mais sucesso. Por isso, as empresas que prezam por um time mais feliz aumentam significativamente a chance de sucesso. Não precisamos esperar pelo pote de ouro para atingirmos a felicidade, mas sim, ser feliz durante a  jornada”, explica.

Livro: Empreendedores do Coração, de Arlan Roque. Para Artur Hipólito, sócio-fundador da Home Angels, maior rede de cuidadores de idosos supervisionados da América Latina, a obra, que narra trajetórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso, é uma leitura obrigatória para quem deseja entender as mais diversas faces do empreendedorismo. “Essa é uma imersão no franchising que faz a diferença, com histórias inspiradoras de sucesso nas mais diversas áreas. Para quem deseja empreender, principalmente em franquias, é uma ótima leitura, pois o autor consegue nos passar como o propósito é a sinergia da vida”, afirma Hipólito.

Livro: Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, por Simon Sinek e Paulo Geiger, mostra como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas.
Para Ycaro Martins, CEO e sócio fundador da Vaapty, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, a indicação para o feriado é uma obra muito positiva e que fez diferença na construção de sua trajetória no empreendedorismo, pois responde perguntas como “por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? e a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva. 

Livro: Ideas Have Consequences, por Richard M. Weaver, é conhecido como um dos textos fundamentais do movimento conservador moderno. O autor oferece um remédio realista e mostra que as dificuldades não são produto da necessidade, mas da escolha inteligente. E, hoje, como décadas atrás, o remédio está na aceitação renovada da realidade absoluta e no reconhecimento de que ideias, como ações, têm consequências.
A leitura recomendada por Luiz Teixeira, CEO da Oral Sin, referência em implantes dentários, marcou sua jornada profissional e o feriado é uma ótima oportunidade para conhecer essa obra: “É um livro que eleva a necessidade de conectar com o transcendental, que deixa claro o significado nobre do trabalho, da labuta honrosa e do sacrifício. Também aborda os pontos fracos da modernidade, armadilhas para uma liderança de referência. Me encorajou a procurar ser virtuoso pelos outros, por significado no meu ofício, dando meu melhor”, disse o CEO.

Livro: Garra: O poder da paixão e da perseverança, por Angela Duckworth, é uma leitura obrigatória para todos que desejam alcançar o sucesso, seja para os pais, estudantes, educadores, atletas e empreendedores. O segredo para realizações incríveis não é o talento, mas uma mistura de paixão e perseverança que ela chama de “garra”.
Claudia Consalter, diretora executiva e sócio-fundadora da OrthoDontic, maior rede de franquias de ortodontia do Brasil, recomenda a obra de Angela Duckworth para o feriado prolongado. “A autora é psicóloga e coloca em seu livro diversas pesquisas realizadas que comprovam que pessoas que têm perseverança e garra costumam ter mais sucesso no alcance dos seus objetivos do que outras que se consideram mais inteligentes”, disse a empresária.

Livro: O jogo da transição: Sua carreira em movimento,  por Mariá Giuliese, instiga o leitor a refletir sobre o que realmente agrega valor ao seu negócio, se é possível manter-se alinhado com os princípios, interesses e vocações empreendedoras, ou se é necessário repensar completamente os planos de negócios.
Para o empreendedor que está estagnado, sem saber em qual direção seguir, Paulo Zahr, fundador e presidente do Grupo OdontoCompany indica a obra de Mariá Giuliese. “Reconhecer os sinais de que algo não vai bem no ambiente de trabalho é fundamental para avaliar sua trajetória como empreendedor. A escritora traz sua experiência para ajudar nessa jornada, aconselhando uma análise minuciosa da trajetória empreendedora. Conforme ela sugere, realizar uma autoavaliação é crucial para identificar as mudanças necessárias e ajustar o curso do empreendimento”, explica o empresário. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp