Economia & Mercado

Entenda a importância da carteira de idoso e como adquirir o documento

Divulgação / Freepik
Confira o que é preciso fazer para adquirir a carteira de idoso  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 01/02/2024, às 08h27 - Atualizado às 08h51


FacebookTwitterWhatsApp

A carteira de idoso é um documento gratuito, emitido de forma online ou presencial para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Ela é gerada pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), desde que foi instituída através da Lei 10.741/03, e tem o objetivo de identificar os idosos brasileiros considerados de baixa renda, garantindo-lhes vários benefícios.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Dentre as vantagens de sua posse estão: gratuidade em ônibus de linhas municipais e intermunicipais, reserva de dois assentos gratuitos em viagens interestaduais ou desconto de 50% na passagem. Ela também possibilita a emissão de um documento que garante o estacionamento especial designado à terceira idade.

A Carteira do Idoso contém os seguintes dados pessoais do titular: nome completo, data de nascimento, número do RG, CPF, NIS (Número de Identificação Social, obtido através do CadÚnico), além da data de emissão e expiração do documento, com validade de dois anos, e um QR Code.

Quem optar por adquirir o documento de forma online, precisa acessar o portal oficial da Carteira do Idoso, selecionar a opção “Emitir Carteira”, realizar login na conta Gov.br ou criar uma se ainda não a tiver, autorizar o uso dos registros pessoais e optar por “Emitir Carteira de Idoso”. Depois, basta imprimir ou salvar a carteira no computador ou smartphone.

Mas quem desejar obter ou revalidar carteira de idoso de maneira presencial, deverá se dirigir a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de sua cidade.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp