Economia & Mercado

Esquema de Pirâmide: Saiba como identificar e não cair nesse golpe

Divulgação/Marcello Casal Jr.
Esquema de Pirâmide é uma prática de remuneração fácil e rápida e configura como crime contra a economia popular  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Marcello Casal Jr.

Publicado em 16/12/2021, às 06h00   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

“Ganhe dinheiro sem sair de casa”, “Fique rico em seis meses”, “Vire empresário e ganhe muito dinheiro”.

Quem nunca ouviu ou leu uma dessas ofertas, principalmente na internet? O problema é que elas normalmente vêm acompanhadas de propostas de empreendimentos conhecidas como ‘’esquemas de pirâmide’’ ou ‘’esquemas ponzi’’. Essa prática de remuneração fácil e rápida configuram como crime contra a economia popular.

Leia mais: 

Petrobras anuncia a redução de 3% das refinarias a partir de amanhã

Controladora do Itaú vende R$ 1,2 bilhão em ações da XP

IBGE reafirma confiança no orçamento de R$ 2,292 bi para Censo 2022

“Um grupo de pessoas se envolvem no sistema com base em hierarquia de pagamento, ou seja, cria-se um pretexto de ‘novo negócio’. E para acessar essa nova oportunidade os membros devem inserir sempre novos membros pagantes para fomentar o novo negócio, mas na verdade, essa inserção de novos membros é utilizada para remunerar os membros antigos, e o tal novo empreendimento na verdade não existe’’, alertou o João Victor Moreira, economista e assessor de Investimentos na ACT Investimento.

Considerado crime contra a economia popular no Brasil – assim como em diversos outros países -, o esquema de pirâmide cria uma rede membros que correm o risco de ruína patrimonial, uma vez que o capital está sendo posto a jogo. Além disso, podem responder criminalmente por estelionato e crime contra o sistema financeiro.

Pensando nisso, o economista João Victor listou algumas dicas para você ficar atento e evitar cair nesse tipo e golpe. Confira abaixo:

  • Desconfie se a proposta oferecer dinheiro fácil
    “Não existe dinheiro fácil, essa é a máxima do mercado financeiro "There is no free lunch". Portanto, se te apresentarem algum tipo de "investimento" que garante uma rentabilidade MUITO discrepante com a realidade, tome cuidado. Leve em consideração sempre a taxa básica de JUROS Selic como referência. Hoje ela está em 9.25% ao ano, se te oferecerem algo muito superior a isso desconfie”, comentou.
  • Não entre em negócios que garantem capital e livre de riscos
    Necessidade de movimentar o fluxo do esquema com mais pessoas
    “Se para entrar no novo negócio você precisa convidar amigos, familiares, etc, tome cuidado. Isso não existe no mundo dos investimentos’’, disse.
  • Pesquise o CNPJ ou nome do esquema proposto
    “Se tiver qualquer alusão ao termo "pirâmide" em uma simples pesquisa no GOOGLE, fuja disso’’, ressaltou.
  • Pesquise a fundo o nome do gestor que estão te oferecendo o produto de investimento atrativo
    “Todo profissional que atua hoje na gestão de investimentos deve possuir uma certificação de atuação, e estar regulamentado pelos orgãos competentes de fiscalização de nosso país - CVM / Bacen e ANBIMA. Então a dica final é, pesquisa a fundo o nome do gestor que estão te oferecendo o produto de investimento atrativo, peça o cadastro e o tipo de certificação necessária para atuação. Caso não possua, fuja, pois, a chance de ser pirâmide também é alta”, completou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp