Economia & Mercado

G20: Líderes se comprometem com taxação de bilionários; saiba detalhes

Ricardo Stuckert/PR
Presidência do G20 foi transmitida para o líder da África do Sul, Cyril Ramaphosa  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Redação Bnews

por Redação Bnews

[email protected]

Publicado em 23/11/2024, às 16h30



Na última terça-feira (19) houve o encerramento da Cúpula do G20, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da cerimônia e pontuou o legado brasileiro à frente desse importante grupo de países. O documento final do G20 Social, produzido pela sociedade civil, foi entregue a cada líder da cúpula do G20.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!


“Lançamos uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e iniciamos um debate inédito sobre a taxação de super-ricos. Colocamos a mudança do clima na agenda dos Ministérios de Finanças e Bancos Centrais e aprovamos o primeiro documento multilateral sobre bioeconomia. Fizemos um Chamado à Ação por reformas que tornem a governança global mais efetiva e representativa e dialogamos com a sociedade por meio do G20 Social”, disse Lula no seu discurso.

Outros temas que foram abordados e que marcam um compromisso da cúpula do G20 são inclusão social, combate à fome e a pobreza, apoio à tributação dos bilionários, medidas pela transição energética e reforma da governança global.

O líder da África do Sul, Cyril Ramaphosa, próximo presidente do G20, garantiu que vai dar sequência ao movimento que permite a participação social plena para ajudar a pautar as discussões do grupo. 

A Cúpula do G20 Social ocorreu de 14 a 16 de novembro e terminou com a entrega ao presidente Lula de um documento com a consolidação das demandas da sociedade civil.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp