Economia & Mercado

Governo Lula mira em novo presidente da CNI

Gilberto Sousa/CNI
Ricardo Alban tomou posse como presidente da CNI nesta terça (31)  |   Bnews - Divulgação Gilberto Sousa/CNI

Publicado em 31/10/2023, às 22h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário baiano Ricardo Alban tomou posse, nesta terça-feira (31), ao cargo de presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em cerimônia no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), na capital federal. Bem-visto por petistas como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner, Alban deve ser um dos alvos do partido para estabelecer uma boa relação com o setor.

Antes de tomar posse, o presidente Lula elogiou Alban. "Rui já me falou: 'Lula, ele é um homem de conversa, é um homem que pode sentar na mesa e discutir'", declarou em maio, durante um evento em Salvador.

Ao site Bastidor, um petista diz que a posse do baiano é mais um passo na tentativa de reaproximar Lula e o PT de um setor que ficou refratário ao seu governo nos últimos anos.

Em 2018, nenhum nome do partido participou de uma sabatina da CNI com pré-candidatos à presidência. Na época, Lula estava preso e Fernando Haddad ainda não era candidato.

Durante seu discurso de posse, Alban prestou agradecimentos ao presidente. “Agradecemos ao presidente Lula pela volta do MDIC, e mais ainda pela nomeação do vice-presidente Alckmin como nosso ministro”, diz o presidente da CNI

Continuando o seu discurso, defendendo uma indústria focada na neoindustrialização, Ricardo Alban destacou que os avanços tecnológicos trazem oportunidade inéditas para o Brasil. “Esta é a hora de mobilizar o país com uma nova industrialização. E uma nova industrialização pede uma nova CNI, pede uma nova união e convergência de todos. Já está em curso uma intensa transformação da economia global, particularmente das cadeias de produção”, afirma Alban. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp