Economia & Mercado

Heineken protocola ação contra Ambev e acusa empresa de fechar mercado para concorrentes

Divulgação
O Grupo Heineken protocolou nesta semana uma petição no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/03/2022, às 10h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Grupo Heineken protocolou nesta semana uma petição no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a Ambev, alegando que a empresa fecha parte do mercado para concorrentes, ao firmar contratos de exclusividade com bares em pelo menos 11 capitais. As informações são da revista Valor Econômico.

De acordo com a revista, na petição o grupo holandês afirma ter realizado levantamento que mostra bairros inteiros em que quase a totalidade dos bares tem contratos de exclusividade com a Ambev, que a dona das marcas de cerveja Skol, Brahma e Antarctica.

Em 2015, após uma denúncia feita pelo então grupo Kaiser (hoje pertencente à Heineken), o Cade firmou com a Ambev um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) em que a companhia se comprometia a limitar contratos de exclusividade de venda. No entanto, a validade desse ajustamento de conduta expirou em 2020.

Matérias relacionadas:

Ao Valor, a Ambev afirmou que ainda não foi acionada pelo Cade, mas que suas práticas de mercado são regulares e respeitam a legislação concorrencial.

Siga o BNewsno Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp