Economia & Mercado

Isenção de vistos para turistas dos EUA: Veja quais países entram na lista de prorrogação do decreto

Divulgação / Polícia Federal
Saiba até quando vai prorrogação da isenção de vistos para turistas dos EUA  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Polícia Federal
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 05/04/2024, às 10h22 - Atualizado às 10h40


FacebookTwitterWhatsApp

A medida que isenta vistos de turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália para ingressarem no Brasil vai ser prorrogada. Essa é a informação dada pelo jornal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A determinação presidencial data da gestão de Jair Bolsonaro e terá validade até 2025. Vale lembrar que a isenção havia sido invalidada em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que voltou atrás em sua decisão, após forte reação dos parlamentares.

Dessa forma, diante da proximidade do encerramento da validade da medida – até o momento, agendado para 10 de abril -, “o vice-líder do governo na Câmara, deputado Alencar Santana (PT-SP), afirmou que há um acordo feito com a Casa para prorrogar os efeitos da medida, evitando, assim, que um projeto de decreto legislativo suste o ato assinado por Lula — e, na prática, mantenha o que valia anteriormente, na gestão Bolsonaro”, noticia a reportagem.

Outro ponto importante destacado na matéria é que, em maio de 2023, “durante uma visita de Lula ao Japão, foi fechado um acordo bilateral liberando o visto de brasileiros que entram naquele país e os japoneses que chegam ao Brasil. A suspensão da exigência entrou em vigor em setembro de 2023. Os demais países não concordaram em fazer o mesmo. Em dezembro do ano, passado, a Câmara aprovou a urgência para o projeto que derruba o decreto presidencial. Sem o cumprimento do acordo, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), colocará a matéria para ser votada no plenário, sem precisar passar pelas comissões”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp