Economia & Mercado

Isenção do Imposto de Renda pode ter alterações após aprovação da Câmara

Juca Varella/Agência Brasil
A proposta sobre o Imposto de Renda beneficia trabalhadores que ganham até dois salários-mínimos  |   Bnews - Divulgação Juca Varella/Agência Brasil

Publicado em 13/03/2024, às 06h27   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados optou pela aprovação de um projeto de lei que isenta o pagamento do Imposto de Renda (IR) a um público específico. A decisão ocorreu nesta terça-feira (12). O grupo compreende as pessoas que ganham até dois salários-mínimos, valor correspondente a R$ 2.824.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De autoria do líder do governo federal na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), o texto compreende a sugestão de que o Poder Executivo consiga atualizar por decreto a tabela progressiva mensal do IRPF a partir de 2025. A intenção é manter a faixa com alíquota zero igual a dois salários-mínimos.

Nesse sentido, o relator do projeto, deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), no entanto, excluiu o trecho que permitiria o governo atualizar via decreto a tabela do IR.

A novidade pode isentar 15,8 milhões de brasileiros, incluindo empregados, autônomos, aposentados, pensionistas e outras pessoas físicas que recebam até tal valor determinado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp