Economia & Mercado

J&F vai à Justiça para afastar árbitro do caso Eldorado

Divulgação
J&F afirma que advogado não poderia compor o tribunal por ter cargo político  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/05/2022, às 10h07   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A J&F Investimentos, empresa que disputa o controle da Eldorado Brasil com a sócia Paper Excellence (PE) há quase quatro anos, foi para a Justiça em mais uma tentativa de astar mais um árbitro que julga o caso de 15 bilhões. Dois árbitros que formaram o tribunal já renunciaram à função desde a decisão favorável à PE, segundo apuração do Valor Econômico. E de lá para cá, ações criminais de parte a parte e inquéritos criminais traçam um cenário que parece longe de alcançar um final.

A J&F afirma que o advogado Paulo Mota Pinto, indicada pela sócia minoritária para o lugar de Anderson Schreiber, após renúncia no ano passado, não poderia compor o tribunal pois tem cargo político em Portugal. As informações são de fonte próximas do litígio.

A Constituição proíbe que juízes no país se dediquem a atividades político-partidárias, justificativa para que o jurista português não possa ocupar o cargo. Pelo lado da PE, no entanto, a situação não é errada, pois a situação de árbitro é temporária, não sendo um cargo de funcionário do Estado, a exemplo dos juízes.

Leia Mais:

Justiça suspende transferência do controle da Eldorado para a Paper Excellence

Nubank tem prejuízo líquido de R$ 230 milhões no 1º trimestre

Musk se diz comprometido com a aquisição do Twitter mesmo após anunciar a suspensão da compra

Antes de José Emílio, o árbitro indicado pela Paper Excellence, Anderson Schreiber ,também renunciou em agosto do ano passado, após ser acusado pela J&F por ter proximidade com advogados que estavam atuando na parte contrária no processo e ter omitido tal informação. Schreiber foi substituído pelo português Paulo Mota Pinto.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp