Justiça

Mais um árbitro deixa o processo pela disputa da Eldorado

Divulgação
Essa é a segunda baixa na arbitragem do processo entre a Paper Excellence e a J&F pelo controle acionário da Eldorado Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/04/2022, às 08h40   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Mais um árbitro deixa o processo entre a Paper Excellence e a J&F disputam o controle acionário da Eldorado Brasil. Dessa vez quem saiu foi José Emílio Nunes Pinto após ter sido acusado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista de proximidade com advogados da parte contrária. O pedido de renúncia foi entregue nesta terça-feira (5) à Câmara de Comércio Internacional (CCI). Ele é o segundo árbitro a deixar o processo.

De acordo com a reportagem do Valor Econômico, foi a própria J&F quem indicou José Emílio para compor o tribunal arbitral por desconhecer que um dos escritórios que defende a Paper Excellence também representa José Emílio em processos judiciais tributários. "A situação não foi revelada no processo, como deveria, levando a J&F e a Eldorado, que fizeram a indicação do referido árbitro, declararem a perda de confiança necessária para que ele siga na função", diz a empresa em documento protocolado na CCI.

Leia mais:

Furtos de comida e itens de necessidade são maioria em mais de 3.000 ações no STF

STJ aceita aplicação da Lei Maria da Penha para mulheres transexuais

Caso Henry: Justiça manda soltar Monique, mas determina uso de tornozeleira eletrônica

Na carta de renúncia, que ainda precisa ser aceita pela CCI, o árbitro nega a informação apresentada pela J&F e diz que “estão incompletas ou equivocadas”. Esclarece ainda que enquanto a empresa para qual trabalhava como procurador era quem tinha contrato com um dos escritórios que defende a Paper Excellence. "Não coube a mim escolher os advogados", frisa. Após a confirmação do afastamento do árbitro pela CCI, a empresa J&F terá 15 dias para escolher outra pessoa.

Antes de José Emílio, o árbitro indicado pela Paper Excellence, Anderson Schreiber ,também renunciou em agosto do ano passado, após ser acusado pela J&F por ter proximidade com advogados que estavam atuando na parte contrária, nesse processo e ter omitido tal informação. Schreiber foi substituído pelo português Paulo Mota Pinto.

O tribunal é composto por três árbitros. Dois são indicados pelas partes e sugerem o nome de um terceiro, que torna-se o presidente do tribunal. Da formação original de 2019, que sentenciou a transferência do controle da Eldorado para a Paper Excellence, resta apenas o espanhol, Juan Fernásndez-Armesto, presidente do tribunal.

Entenda a briga na justiça

A J&F entrou com ação na Justiça para suspender a sentença que determinou a transferência do controle da Eldorado para a Paper Excellence, alegando, dentre outras coisas, que Schreiber teria atuado de forma parcial.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu liminar, suspendendo o cumprimento da sentença arbitral até que o caso seja julgado na Justiça. Essa briga envolve R$ 15 bilhões.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp