Economia & Mercado

Mercado de orgânicos: Conscientização da população é responsável pelo crescimento do setor nos últimos 18 anos; entenda

Divulgação
Conscientização sobre alimentação saudável reflete mudanças entre consumidores  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 25/05/2024, às 17h18 - Atualizado às 17h19



A preferência dos consumidores tem evidenciado mudanças que vêm impactando o mercado de produtos orgânicos ao longo dos últimos 18 anos. Desde 2006, esse tipo de negócio tem apresentado alta significativa.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

É o que revela um estudo feito em 2023 pela Organis em parceria com Bio Brazil Fair e algumas outras empresas. O aumento computado é de 16% no consumo de alimentos orgânicos em comparação com 2021. Além disso, metade dos consumidores desses itens procuram uma saúde melhor através do estilo de vida saudável.

Segundo especialistas, tal elevação é explicada por diversos fatores, a exemplo da maior conscientização sobre os benefícios para o corpo, o meio ambiente e os avanços tecnológicos na agricultura. 

Esse movimento vem ganhando impulso e visibilidade com o crescimento conjunto do mercado de orgânicos e das feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech,  responsáveis por deixar o setor cada vez mais como referência para o mercado de alimentos e de sustentabilidade. 

"As feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech têm sido pilares fundamentais no reconhecimento do mercado de orgânicos. Realizadas anualmente em São Paulo, elas oferecem um espaço único para produtores, distribuidores, consumidores e profissionais do setor se conectarem, trocarem experiências e fecharem negócios. O sucesso das edições anteriores, demonstram o vigor e a relevância deste mercado," afirma Valeska Ciré, head de produtos. 

De acordo com ela, “outro impacto notável das feiras é o apoio ao pequeno produtor, que tem encontrado nesses ambientes uma oportunidade valiosa para se inserir no mercado de forma justa. A presença de compradores internacionais também tem aberto portas para a exportação de produtos orgânicos brasileiros, contribuindo para a balança comercial e levando a qualidade do produto”. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp