Economia & Mercado
Com um crescimento de 45%, nos últimos três anos, o microcrédito concedido a pequenos empreendedores vem encabeçando a lista de preocupações do mercado financeiro. E o motivo é simples: o risco de um aumento expressivo da inadimplência.
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Segundo as estatísticas do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape Brasil), de 2021 até finald e 2023, os empréstimos liberados subiram 45% e, de dezembro de 2019 até o final do ano passado, o valor médio dos empréstimos solicitados registrou um ganho real de 16,79%. Em outras palavras, enquanto os empréstimos requeridos cresceram 50,4%, a inflação acumulada no período, segundo o IPCA, somou 28,78%.
“O forte crescimento do microcrédito produtivo aliado ao aumento do número de empreendedores informais e à falta de conhecimento financeiro pode gerar um problema ao sonho daqueles que desejam ter seu próprio negócio: o endividamento”, alertam os analistas financeiros brasileiros.
Uma outra pesquisa feita pelo Sebrae e Anegepe aponta que o Brasil tem uma média de 42 milhões de empreendedores e o número pode quase triplicar até 2027 com a abertura cada vez maior de novos negócios.
Para Claudia Cisneiros, diretora executiva do Ceape Brasil, “a demanda por crédito é crescente e o valor médio dos empréstimos só não registra um incremento maior por conta do conservadorismo das próprias instituições financeiras. Buscamos evitar conceder empréstimos muito elevados e fazer com que a pessoa fique cada vez mais endividada, até porque muitos estão na informalidade e têm dificuldades em lidar com as finanças”, afirma.
Ela ressalta que “a educação financeira deve ser o foco das instituições que atuam na concessão de microcrédito. Para impulsionar os novos negócios, o Ceape Brasil lançou, em janeiro deste ano, o Projeto 13º Empreendedor que, em apenas três meses, ajudou 956 microempreendedores brasileiros, através de consultorias gratuitas que envolvem temas sobre como potencializar as vendas pela Internet, aprimorar o atendimento ao cliente e otimizar o fluxo de caixa. Esta foi apenas a primeira etapa do projeto que, até o final deste ano, pretende impactar cerca de 3.600 pequenos negócios”.
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