Economia & Mercado

Confira seis dicas para não cair no golpe do boleto bancário

Divulgação / Freepik
Especialistas de instituições financeiras orientam como evitar golpe  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 25/05/2024, às 14h48 - Atualizado às 14h49



O golpe do boleto bancário é mais comum do que as pessoas imaginam. Basicamente, o golpista mantém os dados corretos do boleto, mas altera a linha numérica e o código de barras, induzindo o valor pago para uma outra conta bancária. É o que explicam os especialistas financeiros dos bancos Bradesco e Next.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

 Para evitar erros e fazer pagamentos com tranquilidade as pessoas precisam estar preparadas. Seguem algumas dicas importantes fornecidas pelos especialistas das instituições financeiras Next e Bradesco.

1-      Ao realizar o pagamento leia atentamente os dados do boleto, confirme para quem está sendo destinado e qual o valor está sendo descontado. Atente-se também para informações como data de vencimento, nome do beneficiário e banco excedente.

2-      Desconfie de descontos inesperados, confira sempre o valor do boleto e atenção redobrada às casas decimais ou se o valor difere do que seria esperado.

3-      No título de cobrança, o código do banco também deve ser um ponto de atenção: ele é formado pelos três primeiros dígitos do código de barras. Por exemplo, os boletos do Bradesco começam com 237. Confirme se o código é realmente o do banco emissor.

4-      Priorize os pagamentos com código de barras. Confirme os dados da leitura com o impresso no boleto e, em caso de divergência ou dificuldade de leitura, não efetue o pagamento em contate emissor

5-      Atente-se ao remetente do e-mail e confirme sempre se o recebimento do boleto é de uma fonte segura.

6-      Compras online. Promoções vantajosas são sinais de alerta. Desconfie sempre e verifique a procedência e efetividade do produto e serviço antes de concluir a transação.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp