Economia & Mercado

Mercado Pago registra inadimplência de quase 30% para atrasos superiores a 90 dias

Reprodução/Twitter
Resultado da inadimplência é referente ao quarto trimestre de 2022  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 13/04/2023, às 15h40 - Atualizado às 15h42   Cadastrado por Bernardo Rego



O Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, amarga uma taxa de inadimplência de 29,6% para atrasos superiores a 90 dias, segundo informações do Valor Econômico. O resultado faz referência ao quarto trimestre do ano passado e representa uma alta de 5,7 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.


Como os empréstimos possuem valores menores, um tíquete médio de R$ 150, a quitação da dívida ocorre em menos de três meses, fazendo com que o bom pagador, muitas vezes, não ajude a melhorar o indicador de inadimplência que toma prazos mais longos como referência. O Mercado Pago só retira os maus pagadores da lista de inadimplentes após um ano, enquanto há outros players no mercado que trabalham com uma tolerância menor, de seis meses.


O Nubank, principal entre os bancos digitais, chegou a uma taxa de 5,2% no quarto trimestre para dívidas vencidas há mais de 90 dias. A diferença é que a maior parte da carteira do Nubank está em cartões (79%), enquanto no Mercado Livre a maior fatia é de empréstimos pessoais (55%). Na seara dos analistas, o Mercado Pago é visto como uma parte valiosa do Mercado Livre, uma vez que o crédito tem sido uma aposta para varejistas que querem elevar suas margens. A inadimplência da fintech, contudo, é um ponto de preocupação.


Enquanto banco digital, o Mercado Pago tem atuado com um público majoritariamente de renda menor, que oferece um risco maior para operações de crédito, como vendedores autônomos que usam a plataforma de pagamentos ou as maquininhas de entrada da instituição. Ao atuar também com seguros e investimentos, o Mercado Pago tem 43,7 milhões de usuários na América Latina e almejar chegar ao seleto grupo dos três maiores bancos digitais do país. O Nubank tem 70 milhões de clientes no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp