Economia & Mercado

Ministro afirma que privatizar o Porto de Santos está "fora de cogitação"; confira

Divulgação/Porto de Santos
Ministro argumentou que portos são ativos estratégicos para a economia nacional, que não podem ser concedidos a empresas estrangeiras  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Porto de Santos

Publicado em 06/05/2023, às 16h03   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, afirmou que a privatização do Porto de Santos está fora de cogitação. Além disso, outras autoridades portuárioas pelo Brasil também não serão privatizadas. Declaração foi dada nesta sexta-feira (5), durante visita ao Porto do Rio.

Segundo França, as tentativas do governo anterior nesse sentido foram um "devaneio".

Ele ainda afirmou que pretende lançar a concorrência para a construção do túnel Santos-Guarujá entre o fim desse ano e início de 2024, obra que será financiada com recursos do próprio Porto de Santos.

O ministro argumentou que portos são ativos estratégicos para a economia nacional, que não podem ser concedidos a empresas estrangeiras, muitas delas estatais, que poderiam interferir na dinâmica de exportações do Brasil, concorrentes às de seus países.

"Privatizar o Porto de Santos está fora de cogitação. Foi um certo devaneio", disse França.

O ministro citou o exemplo da concessão portuária que aconteceu no Espírito Santo, onde as tarifas teriam sido aumentadas em 1.580%, gerando uma enxurrada de reclamação dos usuários.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp