Economia & Mercado

MP que libera despacho gratuito de bagagens também incentiva pistas de pouso na Amazônia

Arquivo/Agência Brasil
MP parte agora para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL)  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 26/05/2022, às 08h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Medida Provisória 1.089, aprovada na noite da última terça-feira pela Câmara dos Deputados, ganhou destaque pelo fato da volta do despacho gratuito de bagagens nos voos comerciais do país. No entanto, o texto é constituído também por flexibilizações como o incentivo para a construção de pistas de pouso na Amazônia. Após a aprovação, o chamado ‘Programa Voo Livre’ parte agora para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O texto ainda retira parte da burocracia para a construção de pistas em fazendas, além da operação de aeronaves privadas, a exemplo dos jatinhos. A mudança no tráfego aéreo brasileiro ainda passa pela retirada da exigência de companhias estrangeiras precisarem formar empresas brasileiras para atuarem no mercado nacional.  

No âmbito da abertura de mercado, a MP determina que qualquer empresa ou pessoa física, dona de uma aeronave com o aval de segurança Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) poderá fazer voos em qualquer aeroporto, apenas será necessário que se tenha o espaço no terminal.

Leia Mais:

VÍDEO: “Sua fama de comedor tá f*”, diz presidente da CCJ da Câmara

Brasil é uma democracia barulhenta, mas funcional, diz Guedes sobre crise entre Poderes

Câmara aprova limite ao ICMS sobre energia e aprovação pode custar valor bilionário; entenda

Na questão das pitas, chega ao fim a necessidade de autorização prévia do Comando da Aeronáutica para a construção de aeródromos em propriedades particulares para uso próprio ou de terceiros. Será necessário apenas fazer o registro na Anac.

Ainda segundo a MP, não é mais necessário o cadastro de aeronaves menos complexas na Agência reguladora, a exemplo de drones de até 150 quilos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp