Economia & Mercado

Nova avaliação do Tesouro Nacional projeta Salvador com nota máxima no indicador ‘capacidade de pagamento’

Divulgação / Ascom - Sefaz
Capital baiana terá nota A pela primeira vez desde a criação do cálculo de capacidade de pagamento  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ascom - Sefaz
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 27/12/2023, às 08h00


FacebookTwitterWhatsApp

Com base nas alterações da metodologia utilizada no cálculo da capacidade de pagamento (Capag) dos estados e municípios, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda - Sefaz, projetou que Salvador terá índice máximo no próximo indicador financeiro da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Deste modo, a capital baiana alcançará pela primeira vez ‘nota A’ no método avaliativo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A excelente projeção se dá, sobretudo, em razão da organização e da boa gestão fiscal e financeira da cidade nos últimos anos, que resultou na melhor performance histórica da cidade. Anteriormente, Salvador tinha obtido ‘nota B’. 

“Realizado anualmente, o Capacidade de Pagamento avalia se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional, a partir da análise da solidez financeira e fiscal. Para isso, são avaliados três indicadores: Endividamento (I), que aponta o tamanho da dívida relativa à receita corrente líquida; Poupança Corrente (II), responsável por indicar o nível das obrigações financeiras em relação a disponibilidade de caixa e Liquidez (III), que se refere à relação entre despesas e receitas correntes”, explica a secretária municipal da Sefaz, Giovanna Victer.

Os entes federativos bem avaliados podem realizar a contratação de operações de crédito junto a investidores nacionais e internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Caixa Econômica Federal e a Corporação Andina de Fomento (CAF), com juros mais baixos, além de contar com a União como seu garantidor.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp