Economia & Mercado

Onda de calor obriga Brasil a importar energia e acionar termelétricas; entenda

Divulgação | Freepik
Onda de calor faz consumo de energia bater recorde no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Freepik

Publicado em 15/11/2023, às 12h29 - Atualizado às 12h42   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Onda de calor obriga Brasil a importar energia e acionar termelétricas. Consumo bateu recorde no país, por dois dias consecutivos, com o maior pico registrado ontem, marcando além de 101 mil MW (megawatts) pela primeira vez na história nacional, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com o órgão, a elevadíssima demanda levou o Brasil a acionar termelétricas de carvão, gás e diesel e até a importar energia de Argentina e Uruguai. Apesar de episódios pontuais de queda de energia, como em São Paulo e no interior do Rio, o Operador Nacional do Sistema (ONS) afirma que há um patamar “confortável” de água nos reservatórios e descartou ameaça de desabastecimento, diz reportagem do jornal O Globo.

Conforme informa a reportagem, “no momento do novo recorde, o atendimento foi feito por hidrelétricas (59,8%), solar (19,6%), térmicas (11,5%) e eólicas (9,5%). Nos primeiros dias de novembro, a alta no consumo chegou a 16,8%”.

“Entre as usinas acionadas estão as do Rio Tocantins e da Bacia do São Francisco. O ONS também ressaltou a oferta de importação de Uruguai e Argentina. A compra de energia dos dois países chega a 2.700 MW. Ontem, a importação somou 800 MW”, revela a reportagem de O Globo.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp