Economia & Mercado

Onda de calor pode causar explosão na sua conta de luz; entenda

Pixabay
De acordo com o ONS, esse é o maior aumento nas projeções monetárias de consumo dos últimos meses  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 23/09/2023, às 08h55 - Atualizado às 09h14   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê um aumento de 5,8% no consumo de energia em setembro, devido à onda de calor no país. Essa estimativa foi divulgada nesta sexta-feira (22).  

Esse é o maior aumento nas projeções monetárias de consumo dos últimos meses. O aumento é comparado a setembro de 2022 e representa um acréscimo de 75,2 mil megawatts médios (MWmed) consumidos.

O diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que “a previsão de crescimento da carga para setembro é a maior dos últimos meses, reflexo do calor mais intenso e também de uma economia mais aquecida”.

Segundo o diretor, o Sistema Interligado Nacional (SIN) está preparado para lidar com o aumento da demanda por energia e o cenário é favorável, pois o sistema é robusto e seguro.

O aumento da temperatura está relacionado às especificações climáticas El Niño e às mudanças climáticas, causadas pela emissão de gases do efeito estufa.

Nesta sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, ampliando-o para 11 estados e o Distrito Federal, devido às temperaturas acima da média.

Reservatórios cheios

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) classificou que o nível dos reservatórios das hidrelétricas está acima de 70% em três dos quatro submercados do sistema elétrico:

  • -Sul: 85,2%
  • -Norte: 73,7%
  • -Sudeste e Centro-Oeste: 72,6%
  • -Nordeste: 67,2%

O cenário é favorável para a  geração de energia hidrelétrica, já que os reservatórios estão cheios no final do período seco. Por essa razão, a área técnica do Ministério de Minas e Energia avalia que não será necessário adotar o horário de verão em 2023. 

Implementada de forma constante desde 1985, a medida serve para economizar energia com o adiantamento dos relógios em uma hora em alguns estados do Brasil. 

Com isso, há maior aproveitamento da luz natural. O horário de verão foi suspenso em 2019 por um entendimento de que, com o passar do tempo, o comportamento do consumidor de energia elétrica mudou e medida não era mais tão eficaz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp