Economia & Mercado

Saiba como renegociar a dívida do Fies e quem pode ter isenção de 100% nas multas e taxas de juros

Divulgação | Freepik
Descontos variam de 12% até 100% nas multas e taxas de juros aplicadas aos contratos  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Freepik

Publicado em 15/11/2023, às 08h51 - Atualizado às 09h53   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Ministério da Educação (MEC) iniciou o programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023. Descontos variam de 12% até 100% nas multas e taxas de juros aplicadas aos contratos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os critérios condicionantes para a quitação estão disponíveis até 31 de maio de 2024. Vale salientar que, mesmo os estudantes que não possuem parcelas atrasadas têm direito, com o novo programa, de obter o desconto no pagamento à vista.

E existem condições especiais para quem está cadastrado no CadÚnico - registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. 

Saiba, abaixo, como renegociar a dívida do Fies e quem pode ter isenção de 100% nas multas e taxas de juros

A adesão ao programa do Governo Federal para realização da negociação pode ser: através de agência bancária da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (a depender por onde o contrato inicial foi firmado), dentro dos horários de atendimento das agências; por meio do portal SifesWeb, se o contrato for pela Caixa; e por intermédio dos aplicativos Fies Caixa ou  Banco do Brasil.

Em qualquer um desses locais, é possível ter uma visão ampla da situação do contrato, podendo-se ver o montante da dívida e as melhores condições oferecidas para sua renegociação, assim como o percentual de desconto aplicado, de acordo com a quantidade de parcelas selecionadas.

Mas é preciso estar atento para o fato de que, nos canais digitais, a renegociação Fies 2023 deve ser feita em dias úteis, das 9h às 19h. Caso o devedor tenha iniciado o atendimento em uma agência, não será possível gerar nova proposta de renegociação por outro canal, conforme explica reportagem do Uol.

Segundo as condições do programa, só podem aderir à renegociação os estudantes: com contratos em fase de amortização em 30/06/2023; com débitos vencidos e não pagos antes de 30/06/2023; adimplentes na data atual; e com contratos assinados até 31/12/2017 (se não tiver na fase de carência).

O desconto é padrão. “Segundo a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, os percentuais de desconto que estão sendo oferecidos são padrões. Estudantes inadimplentes não pagarão juros. Débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de 100% sobre encargos (juros e multas)”, revela a reportagem do Uol.

Ainda de acordo com a matéria, quem pagar à vista tem mais desconto. “Para quem tem dívidas atrasadas há mais de 90 dias, o perdão é de 12% sobre o valor principal para pagamento à vista. Já quem tem débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias tem desconto de 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, se pagar o valor total à vista. Quer optar por parcelar pode optar por até 150 parcelas mensais e sucessivas, com desconto de 100% dos juros e multas, mantidas as demais condições do contrato. Até quem não tem dívidas em atraso pode ter desconto. Estudantes adimplentes terão desconto de 12% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, para pagamento à vista”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp