Economia & Mercado

Paulo Guedes quer que o Real se torne o 'euro latino'; saiba mais

Foto: Edu Andrade/Ministério da Economia
Ministro da Economia afirmou que o Real deve ser uma moeda comum a vários países, como no caso da União Europeia  |   Bnews - Divulgação Foto: Edu Andrade/Ministério da Economia

Publicado em 04/03/2022, às 10h31 - Atualizado às 10h32   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O nosso Euro é Real! Ou pelo menos deveria ser, na visão do ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, que afirmou que a América Latina deveria seguir um caminho semelhante aos países europeus com a União Europeia, onde há o Euro como uma moeda comum a todos os seus integrantes.


Com isso, as nações latinoamericanas teriam o Real Digital como sua CBDC, segundo a fala do Ministro em um encontro com empresários no Brazilian American Chamber of Commerce em Nova York, de acordo com publicação da revista Exame.


Veja também:Governo avalia reduzir imposto para estimular indústria, diz ministro
Mercado eleva para 5,6% previsão de inflação deste ano


As CBDCs são as moedas digitais emitidas por bancos centrais, com o propósito de tornar sistemas monetários de países em todo o mundo, cada vez mais digitais.


"Daqui a quatro, cinco anos, vamos ter uma moeda digital, blockchain, ninguém usando dinheiro vivo. Como na China, todo mundo [pagando] com celulares", projeta. "Daqui a alguns anos, haverá seis ou sete moedas relevantes no mundo, e as outras vão desaparecer por irrelevância. Mesmo os cidadãos dos países que as usam vão abandoná-las", afirmou Guedes.


Leia mais: PIB do Brasil tem alta de 4,6% em 2021, após tombo em 2020
Clientes do Itaú apontam depósitos e saques não identificados nas contas


Durante seu discurso, o ministro defendeu que o continente deveria ter uma moeda única, que inclusive poderia salvar economias fragilizadas como Argentina e Venezuela.


Ainda segundo ele, caso as nações já tivessem adotado um “euro latinoamericano” muitos países estariam agora em uma situação econômica melhor.


Para Paulo Guedes, em breve ninguém mais irá usar dinheiro físico e, com as inovações tecnológicas que a tecnologia blockchain trouxe à tona, fica cada vez mais latente a necessidade de uma moeda única para o bloco da América Latina.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp