Economia & Mercado
A PagBrasil, empresa de tecnologia especializada em pagamentos digitais, lançou o Pix Roaming, produto que permite que que turistas estrangeiros utilizem as carteiras digitais ou aplicativos bancários do seu país de origem para pagar com Pix no Brasil.
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O objetivo é dar aos viajantes a oportunidade de frequentarem estabelecimentos locais que aceitam Pix, débito e dinheiro em espécie, além de obterem descontos especiais que só são oferecidos para brasileiros, únicos, até então, com acesso ao pagamento instantâneo. A companhia projeta que a nova solução fature R$ 1 bilhão em 2025, e R$ 2 bilhões em 2026.
Segundo números mais consolidados do Banco Central, o Pix conta com 165 milhões de usuários, tendo registrado, em 2023, alta de 58% no valor transacionado, na comparação com o ano anterior.
Para Ralf Germer, CEO e cofundador da fintech, à medida que os cartões perdem aceitação no mercado brasileiro, o Pix poderá ser a única opção de pagamento disponível ao turista estrangeiro.
“Hoje em dia, quem vende coco gelado na praia não aceita cartão. O Pix Roaming nasce com a missão de facilitar as transações realizadas por gringos no Brasil, eliminando a necessidade de câmbio e o manuseio do dinheiro em espécie”, explica.
A ideia do Pix Roaming é permitir que os estrangeiros tenham a comodidade de realizar pagamentos no Brasil como se estivessem em seu próprio país. Ou seja, na prática, na hora de realizar um pagamento, as pessoas somente precisam abrir a sua carteira digital habitual ou o aplicativo do seu banco, escolher pagar com QR Code, escanear o QR Code do Pix gerado pelo comerciante brasileiro e confirmar o pagamento.
Neste processo, a companhia é responsável por converter o valor em tempo real, para que os turistas saibam exatamente a taxa de câmbio que estão pagando, além de realizar o pagamento ao comerciante, sacando fundos do saldo da carteira do cliente.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Brasil fechou o primeiro quadrimestre de 2024 com alta de 7,4% no número de turistas internacionais em relação ao ano passado: foram 2,9 milhões de turistas.
Em volume movimentado, os viajantes desembolsaram cerca de US$ 6,9 bilhões em 2023 ao passar pelo país, conforme dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Para a viabilização do Pix Roaming, a empresa está construindo parcerias com carteiras digitais e bancos do mundo inteiro para que possam oferecer o produto dentro do seu aplicativo, possibilitando aos clientes pagarem com Pix quando estiverem no Brasil.
Alex Hoffmann, também CEO e cofundador da PagBrasil, comenta que o Pix Roaming foi anunciado extraoficialmente no Fintech Américas, em Miami, e o primeiro contrato assinado foi com a carteira digital peruana B89.
Segundo dados da Embratur, em 2023, 100 mil turistas peruanos vieram para o Brasil e a expectativa da instituição é de que esse número chegue em 130 mil até o final de 2024.
Segundo Hoffmann, o Pix Roaming não traz benefícios apenas para os turistas estrangeiros: dentre as principais vantagens do produto para as wallets e aplicativos de banco, estão o incremento na receita, já que os estrangeiros poderão pagar em lugares que preferem o Pix.
“Os outros parceiros serão anunciados nas próximas semanas, mas há conversas avançadas em vários países da América do Sul e Central, além de países da Ásia e Europa, finaliza.
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