Economia & Mercado

Preço da carne bovina cai 2,7% em 2023 e deve despencar ainda mais, dizem especialistas

Divulgação
Carnes de porco e frango também devem ficar mais baratas ao longo do ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 11/05/2023, às 07h43


FacebookTwitterWhatsApp

O preço da carne bovina acumula queda de 2,7% na soma dos três primeiros meses do ano. De acordo com o IPCA, índice que mede a reflexão brasileira, a queda pode chegar a 5% o fim do ano, mas os preços ainda não voltarão ao patamar pré-pandemia.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que a quantidade disponível de carnes de boi, frango e porco será de 20,77 milhões de toneladas em 2023. O volume representa aumento de 5% em relação a 2022. Um dos motivos para a maior oferta de carnes é o custo de produção. Houve queda no preço de grãos como soja e milho, que servem como alimentação para os animais. Com uma oferta maior de carne, naturalmente o preço do alimento cai.

De acordo com o UOL, as carnes de porco e de frango também devem ficar mais baratas. Os motivos são os mesmos por trás da redução no valor da carne bovina: o custo menor de produção dos animais. A estimativa dos analistas é de que essas carnes avançam cerca de 10% mais em conta.

Vale destacar que nos últimos 4 anos, o preço da carne disparou quase 70% e dificilmente voltará tão cedo ao que era antes da pandemia. Ainda assim, a mesa do brasileiro deve ser um pouco mais farta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp