Economia & Mercado

Saiba como evitar acidentes elétricos em períodos de chuvas intensas

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Especialista em energia traz dicas para evitar acidentes causados por instabilidades de serviços  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 09/04/2024, às 12h30 - Atualizado às 12h32


FacebookTwitterWhatsApp

O período de fortes chuvas no Brasil não se encerrou com o final do Verão. Outono mal começou e em algumas cidades do Nordeste, como Salvador (BA) já tem registrado índices pluviométricos acima do esperado para essa época do ano, ocasionando vários danos e transtornos para a população, como apagões (falta de energia) e descargas elétricas causadas por raios. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Levantamento feito pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - aponta que no ano passado forem registradas, em média, 78 milhões de descargas elétricas no Brasil.

Segundo Jamil Mouallem, engenheiro e diretor Comercial e de Marketing da TS Shara, é possível prevenir alguns problemas com acidentes tomando atitudes simples, como a manutenção da rede elétrica e o uso de equipamentos de proteção de energia adequados. 

Mouallem revela que proteger equipamentos elétricos e eletrônicos conectados à rede elétrica virou assunto de primeira necessidade, afinal, um dispositivo com mau funcionamento pode comprometer toda o sistema elétrico, trazendo riscos de curto-circuito e até mesmo incêndios.

“As variações de tensão na rede elétrica podem oferecer riscos aos aparelhos eletrônicos, trazendo custos elevados de reparo ou até mesmo danos irreversíveis a eles. Na maioria das vezes, esses danos são imperceptíveis aos usuários de imediato, pois os componentes são afetados a longo prazo, diminuindo sua vida útil”, explica.

O especialista complementa com recomendações que ajudam a proteger as redes elétricas e equipamentos, especialmente os mais sensíveis, com chips e placas de circuito eletrônico, como Smart TVs, fornos de micro-ondas etc. 

Dicas

Desconecte equipamentos da tomada - Ao notar a oscilação energética ou a falta de energia, é importante desligar da tomada os equipamentos mais sensíveis, como smartTvs, micro-ondas, celulares e outros.

Faça a manutenção preventiva - A manutenção preventiva das instalações elétricas da residência é de suma importância, mas é fundamental evitar emendas na fiação, o correto é trocar fios danificados ou descascados por novos.

Utilize protetores antirraios - É recomendável contar com o dispositivos para-raios, prevenindo contra surtos de tensão provocados por descargas elétricas, podendo danificar equipamentos sensíveis conectados em tomadas. Além desses protetores, os nobreaks são opção segura frente às oscilações de energia.

Identifique pontos de umidade perto de dispositivos elétricos - Verifique se não há algum vazamento, infiltração ou se não está entrando água por alguma janela próxima a equipamentos eletrônicos. Caso a água entre em um equipamento, ele deve ser desligado imediatamente, assim como todos os disjuntores da residência.

Conte com ajuda especializada - Sempre peça ajuda a profissionais qualificados. Não tente manusear as redes elétricas e os aparelhos eletrônicos, principalmente em momentos de instabilidade de energia. O cuidado deve ser redobrado até mesmo para trocar uma lâmpada. Se você não possui o domínio técnico, procure um especialista.

Verifique fios e tomadas - Tenha cuidado redobrado com os aparelhos mais antigos, principalmente com aqueles que já apresentam falhas no revestimento dos fios, pois eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Fios e plugues de tomada danificados devem ser substituídos. De acordo com as normas brasileiras, as tomadas devem ter 3 pinos FTN (Fase Neutro e Terra). 

Em problemas de escala maior, é fundamental que os bombeiros sejam acionados imediatamente, por meio do número 193.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp