Economia & Mercado

Saiba por que 13 mi de brasileiros deixaram de passar fome em 2023, segundo pesquisa

Divulgação / Freepik
Segundo pesquisa, número de pessoas passando fome reduziu de 33 mi em 2022 para 20 mi em 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 12/03/2024, às 07h24 - Atualizado às 07h45


FacebookTwitterWhatsApp

Nessa segunda-feira, um estudo publicado pelo Instituto Fome Zero, a partir de uma encomenda do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), identificou que, no Brasil, um total de 13 milhões e pessoas deixaram de passar fome.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Este e outros dados foram divulgados em reportagem do portal g1. De acordo com o levantamento, número de pessoas passando fome reduziu de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023.

Tais estatísticas resultam do cruzamento de informações da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE, com análise dos indicadores de desemprego e de inflação.

Vale ressaltar que o estudo atribui a mudança do cenário de insegurança alimentar à política de valorização do salário mínimo do Governo Federal, segundo a reportagem.

"As pessoas ganharam mais do que perderam com a inflação. Mas o maior elemento é a política de aumento do salário mínimo, que atinge todos os brasileiros, mesmo aquelas pessoas que não ganham o salário mínimo são afetadas", explica o ex-ministro de Combate à Fome, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura de 2012 a 2019, e um dos fundadores do Instituto Fome Zero, José Graziano.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp