Economia & Mercado

Saiba qual é a proposta de marco legal de hidrogênio apresentada pelo Governo Federal

Divulgação
Proposta será apresentada nesta terça-feira (7); saiba mais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/11/2023, às 08h31 - Atualizado às 08h42   Cadastrado por Verônica Macêdo



Governo Federal encerrou sua proposição para o marco legal relacionado à exploração de hidrogênio de baixo carbono. Ele propôs a utilização de títulos de crédito ao portador com o objetivo de subsidiar programas e a inclusão no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi).

Entretanto, o intento também é postergar estímulos tributários e regulatórios substanciais, bloqueando o custeio por meio de conta de luz, segundo reportagem do jornal Valor.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Tais decisões ocorrem após meses de debates. “A minuta do projeto de lei com as regras para exploração do hidrogênio como fonte limpa de energia foi enviada à comissão da Câmara dos Deputados como contribuição e será apresentada nesta terça-feira pela Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia à sociedade civil em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS)”, revela a reportagem.

O teor do documento gira em torno das normas para valoração do carbono, precificação das infraestruturas necessárias, certificação e a taxonomia (o sistema de classificação das diferentes formas de se obter hidrogênio).

“Enquanto a necessidade premente de estabelecimento de regras institucionais e regulatórias claras e bem definidas é um consenso entre todos os atores envolvidos, entende-se que, dados seus impactos sobre os demais consumidores, contribuintes e sobre a economia em geral, a definição de medidas de incentivos tributários, tarifários ou regulatórios é um tema que carece de discussão cuidadosa”, diz a nota, divulgada na matéria do Valor.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp