Economia & Mercado
Publicado em 28/11/2024, às 09h29 Publicado por Vagner Ferreira
O setor industrial brasileiro está enfrentando um cenário de crise. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) obteve a quarta redução do ano durante o mês de novembro, com diminuição de 1,3 ponto, alcançando o terceiro recuo consecutivo e ficando com 98,6 pontos.
De acordo com informações são do portal Economic News Brasil, o cenário reflete a cautela dos empresários com o setor.
O Índice de Situação Atual (ISA) teve redução de 1,2 ponto, alcançando o total de 101,7 pontos, como consequência da queda nos componentes do nível de demanda em 2,9 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), que mensura o setor nos próximos meses, registrou o menor nível desde novembro de 2023, com queda de 1,4 ponto e o número total de 95,4.
O maior recuo foi no indicador de tendência de negócios para os próximos seis meses, sendo o pior resultado desde fevereiro de 2024, com recuo de 2,8 pontos.
Das 19 áreas da indústria que foram pesquisadas, 14 estiveram com queda na confiança, durante novembro de 2024. O economista do FGV IBRE, Stéfano Pacini, acredita que o recuo acontece devido às perspectivas do final de ano para o segmento, que geralmente são mais baixas.
“O resultado sugere que os empresários estão cautelosos com o fim do ano, uma vez que a atividade do setor começa a dar sinais de enfraquecimento”, comentou.
A queda relacionada ao setor industrial acontece em um momento em que o Comitê de Política Monetária (Copom) registrou alta em novembro na taxa Selic, para 11,25% ao ano, com o intuito de evitar pressões envolvendo as inflações.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Bom e Barato
melhor câmera
Super descontos
linda caixa de som